Queimada em Pompeia chega ao 6º dia e força suspensão de aulas na Fatec
O incêndio de grandes proporções que atinge a zona rural de Pompeia chegou ao 6º dia. Apesar do intenso combate desde o último sábado (31), as chamas têm se aproximado da cidade e ontem colocou os moradores em estado de alerta. O risco do fogo atingir as instalações da Fatec Shunji Nishimura e a grande quantidade de fumaça fizeram com que as aulas fossem suspensas na unidade. A instituição permanece fechada neste quinta-feira (5) e deve continuar sem atividades até a próxima segunda (9).
Apesar dos esforços coordenados pelo Corpo de Bombeiros e da ampliação dos recursos aéreos, com o uso de três aeronaves, as chamas continuam se espalhando rapidamente e preocupando as autoridades, que têm levado em consideração a força do vento que passa dos 50 km/h.
A Prefeitura de Pompeia, em parceria com a Brigada Municipal, Defesa Civil e voluntários, já havia acionado o helicóptero Águia da Polícia Militar e uma aeronave com capacidade de carregamento de água. Contudo, diante da gravidade da situação, outro avião foi contratado na tarde desta quarta-feira (4) para reforçar o combate das chamas.
O trabalho aéreo inclui disparos de espuma para aumentar a eficiência na área de mata fechada com árvores altas. No entanto, as normas de segurança de voo limitam as operações até o início da noite, o que dificulta o total controle das chamas.
Brigadistas continuaram de plantão pela segunda noite em alguns pontos da cidade para evitar que o incêndio avance em direção às residências. Segundo a Prefeitura do Pompeia, no Distrito Industrial, a situação está controlada. O foco maior, que está localizado na mata fechada da Fazenda Guaiuvira, também foi amenizado.
Moradores dos bairros São Luiz e Esmeralda têm se mobilizado por meio de um grupo no WhatsApp. Através do aplicativo são passadas orientações como, por exemplo, para o abandono das casas em casos de risco, inclusive, devido à grande quantidade de fumaça. As mensagens recomendam que famílias com crianças e idosos busquem locais mais seguros.
Apesar da mobilização popular, a Prefeitura de Pompeia informa que, oficialmente, a Defesa Civil do município não emitiu nenhuma orientação de evacuação. A administração comunica que segue monitorando a situação e buscando novas formas de controle para tentar minimizar os danos.