Queda no isolamento coincide com aumento de casos
Um levantamento divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo nesta terça-feira (5) mostra que a alta de casos confirmados de Covid-19 em Marília e cidades próximas coincide com a queda nos índices de isolamento social durante o mês de abril.
“Segundo monitoramento eletrônico, a média do índice de isolamento social dos últimos 15 dias caiu de 52% para 47% na região de Marília em relação aos 15 dias anteriores (31/03 a 14/04 em comparação com 15/04 a 30/04)”, aponta o levantamento. Para baixar a íntegra do documento, [clique aqui].
“Na mesma quinzena em que houve a queda do monitoramento, o número de casos cresceu 235% (de 23 para 77)”, conclui o estudo sobre a região de Marília.
É importante ressaltar, no entanto, que a quantidade de casos confirmados também cresceu nas últimas semanas porque os resultados de exames, que estavam represados, começaram finalmente a ser divulgados.
Segundo a pasta responsável pelo levantamento, situação similar se repete nas demais áreas do interior e litoral paulista.
“O coronavírus estava restrito à região metropolitana de São Paulo até meados de março. Em menos de 45 dias, a doença avançou pelo interior e litoral e chegou a todas as Regiões do Estado”, aponta a secretaria.
“Em 17 de março somente nove cidades da RMSP tinham casos e apenas a Capital registrava óbitos. Hoje a doença está em todo território paulista com casos em 332 municípios (51,5% dos 645 do Estado) e mortes registradas em 150 cidades”, continua o estudo.
“Desse total, 332 municípios com casos, 293 estão no Interior/Litoral (88%), e das 150 cidades com óbitos, 114 são do Interior/Litoral (76%)”, completa o levantamento.
Também é apontado que entre os dias 1º e 30 de abril, o número de casos registrados cresceu 3.302% no Interior (de 129 casos para 4.389), enquanto que na região metropolitana de São Paulo o crescimento foi de 770% (de 2.793 para 24.309).
“O isolamento social é apontado por médicos e especialistas como o recurso mais eficaz para enfrentar o novo coronavírus. É fundamental que a taxa de isolamento siga crescente para que continuemos a ter sucesso na estratégia de combate à doença, principalmente neste momento de franca aceleração da curva de contágio”, afirma Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado.