Que tipo de anabolizante você precisa?
Um estudo publicado em 2016, com 13 indivíduos que praticavam musculação há mais de dois anos, mostrou que o que você realmente precisa é de vergonha na cara, e não de anabolizante. Ok, vou ser mais gentil…
Esses 13 indivíduos foram submetidos a alguns testes, como 10 repetições máximas e séries de exaustão com 80% da carga. Em seguida, eles foram incentivados a usar um “manipulado” capaz de aumentar a força e a resistência. O detalhe? Esse tal manipulado era só um placebo. E sabe o que aconteceu? Depois de alguns dias, os mesmos indivíduos aumentaram a força e a resistência, superando as cargas do teste anterior – com exceção da exaustão, porque né, nem o placebo faz milagre.
Pausa para a publi: o @podmagnesiocast acabou de lançar um episódio incrível com o Dr. Lucas Piacenti e a Dra. Amanda Lemos, que fala muito sobre esse tema. Vale a pena conferir! Agora voltando…
Já em 2022, outro estudo foi feito com 10 participantes, de ambos os sexos, que receberam um frasco com 10 cápsulas de um produto fictício. Fabricado em uma farmácia de manipulação, o frasco tinha um rótulo caprichado, com nome e possíveis efeitos colaterais. Pra dar aquele toque de credibilidade, entregaram até um folder explicativo.
E o que rolou? Sete dos 10 participantes relataram algum tipo de efeito colateral (de um placebo!) e afirmaram que treinaram melhor do que quando usavam o produto anterior.
Conclusão: o efeito placebo proporcionou um desempenho melhor.
Então, onde eu quero chegar com isso? Muitas vezes, as pessoas estão à procura de uma pílula mágica ou uma fórmula que vai transformar o corpo e o desempenho. Ou pior, julgam os resultados dos outros, botando a culpa em algum “esteroide” que acham que estão usando.
A fórmula mágica? Vergonha na cara, treinar duro, se alimentar bem, se dedicar e, claro, paciência. Porque o único atalho para o sucesso é não tentar atalhos.
*
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e sócio da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.