Quase metade dos veículos de Marília não será tributada pelo IPVA em 2026
Quase metade da frota de veículos de Marília estará isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026, segundo dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Do total de 169.316 veículos registrados no município, 77.737 não vão pagar o tributo neste exercício, o equivalente a 46% da frota local.
Os números foram obtidos a partir do cruzamento de informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e da Sefaz-SP.
Enquanto o Detran aponta a frota ativa total da cidade, a Fazenda estadual informa que apenas 91.579 veículos são tributáveis em Marília. A diferença corresponde a veículos enquadrados em regras de isenção, como os com maior tempo de fabricação, pertencentes a entidades imunes ou registrados em nome de condutores com deficiência (PCD).
A Sefaz-SP é responsável pelo lançamento e pela arrecadação do IPVA, enquanto o Detran-SP mantém o controle do cadastro da frota.
Para o exercício de 2026, a expectativa de arrecadação do imposto no Estado de São Paulo é de R$ 168.093.782,83, conforme projeção oficial da Secretaria da Fazenda.
A Secretaria Municipal de Finanças afirma que não tem acesso aos dados detalhados da arrecadação do IPVA, e se limita a receber 50% do valor efetivamente arrecadado, conforme determina a legislação.
Os proprietários de veículos podem consultar valores, datas e formas de pagamento do IPVA 2026 por meio dos canais digitais do governo estadual, como o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.