MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 14 fev. 2024
RELIGIÃO

Quaresma tem início nesta Quarta-feira de Cinzas com programação em Marília

Momento marca a trajetória de oração de Jesus no deserto.
por Gustavo César
Encenação da Paixão de Cristo acontece na Sexta-feira Santa no bairro Nova Marília (Foto: Marília Notícia)

O período de 40 dias da quaresma tem início nesta Quarta-feira de Cinzas (14), com programação religiosa nas igrejas católicas de Marília. Momento marca a trajetória de oração de Jesus no deserto e, ao final, conta com a tradicional Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo no Parque do Povo, zona sul da cidade.

De acordo com o padre Pedro Faustino, o Carnaval, segundo a tradição religiosa, antecede a quaresma como a “festa da carne”. “Os cristãos faziam uma grande festa e comemoravam antes da quaresma, porque depois ficavam 40 dias sem poder comer carne. Conforme a bíblia, a mudança na alimentação contextualizava este período de pouco mais de um mês de oração”, explica.

Segundo o religioso, a igreja recomenda que nas quartas-feiras e sextas-feiras as pessoas façam abstinência da carne para poder viver esse jejum. Os fiéis também costumam cortar algum tipo de alimento específico durante os 40 dias.

Padre Pedro Faustino ministra missas em Marília (Foto: Divulgação)

“Qual o motivo do termo ‘Quarta-feira de Cinzas’? A cinza simboliza este retorno ao Senhor. Em Gênesis 3.19, a bíblia diz: ‘tu és pó e ao pó há de voltar’. E o livro do profeta Joel fala: ‘voltai ao Senhor com jejum os corações, rasgai o coração, não as vossas vestes’. Então, a cinza nos mostra e nos remete à conversão, à mudança, ao pó e ao nada”, detalha.

Na celebração desta quarta-feira, o padre coloca o pó sobre os fiéis. “Este gesto é para lembrar: ‘olha, tu é pó, e ao pó um dia há de voltar’. É hora de preparação, conversão, mudança, caridade, penitência, jejum e oração. Tudo simboliza a passagem de Jesus pelo deserto, quando enfrentava tentações. Nós precisamos estar em oração, pois as pessoas também passam por dificuldades, crises e lutas. A oração na quaresma nos ajuda a vencer estes obstáculos e lutas diárias, para assim nos aproximar do Senhor, nosso Deus”, completa.

Padre Faustino destaca ainda que neste período de 40 dias de oração, as igrejas católicas se preparam para a Semana Santa, com a missa do Domingo de Ramos, que lembra essa entrada de Jesus à Jerusalém, que foi aplaudido como rei.

“A bíblia diz que os ramos e os mantos foram colocados para Jesus passar, mas ao mesmo tempo depois sai condenado, quando lembramos o ‘Lava-Pés’, que é a ‘Sexta-feira da Paixão’. Depois, vem o ‘Sábado de Aleluia’, e por fim celebramos o ‘Domingo de Páscoa’, que é o domingo da ressurreição de Jesus”, conclui o padre, que ministra duas missas nesta quarta-feira, às 14h e 19h30, na Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na rua Coronel Galdino de Almeida, 172, Centro.

O QUE MUDA NA COMUNIDADE EVANGÉLICA?

O Marília Notícia também entrevistou o pastor Laio Rodrigues, da Igreja Quadrangular do bairro Nova Marília. Para o religioso, o momento de oração em jejum se estende por todo o ano e não há uma programação específica pós-Carnaval.

“A programação da nossa igreja segue normal durante a semana, como nesta quarta-feira, às 15h; quinta-feira, às 8h30; sexta-feira, às 20h; sábado, às 17h e 20h. E o nosso principal culto da família no domingo, às 19h”, informa.

Conforme Laio, as igrejas evangélicas não optam por jejum em data específica. “Marcamos o jejum no decorrer de nossa história e no dia a dia. Vale lembrar que respeitamos as demais religiões e outros padrões de pensamento. A comunidade evangélica não possui um calendário dentro da quaresma, mas seguimos com a programação de cultos”, pontua.

Laio Rodrigues é pastor da Igreja Evangélica Quadrangular (Foto: Divulgação)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie