Quarentena em Garça volta à fase vermelha nesta terça-feira
Os moradores de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) passam a viver, a partir desta terça-feira (23), as restrições da ‘fase 1 – vermelha’ do Plano São Paulo. É a mais restritiva, com abertura apenas dos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis, farmácias e casas lotéricas.
Decreto do prefeito João Carlos dos Santos (DEM) foi publicado hoje no diário oficial do município.
A Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) já se antecipou e publicou aviso em suas redes sociais, comunicando que os comerciantes devem se atentar à reclassificação da região de Marília, anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na última sexta-feira (19).
O nível de restrição deve durar, pelo menos, até o dia 30 deste mês. Marília acabou ficando fora da “fase vermelha” em função de uma liminar obtida pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), que permite aplicar localmente a fórmula prevista em decreto do Estado.
O cálculo leva em conta ocupação de leitos, novos casos e óbitos nos 14 dias anteriores a cada possível reclassificação.
Garça poderá abrir apenas comércios de alimentos, açougues, padarias, lojas de materiais de construção e hotéis, além dos estabelecimentos já mencionados acima.
Bares e restaurantes só poderão trabalhar na modalidade delivery e alguns ambientes públicos, onde tem acontecido aglomerações, como praça e bosque das cerejeiras, serão interditados.
Quem desobedecer poderá ser denunciado, com elaboração de Boletim de Ocorrência na polícia, por expor a saúde pública coletiva. A cidade também poderá multar os munícipes em R$ 354.