MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 24 mar. 2020

Quarentena começa hoje, mas interior paulista se adiantou

por Agência Estado

O interior de São Paulo, que responde por 15% da riqueza nacional, começou a parar nesta segunda-feira, em razão do coronavírus. Hoje, passa a vigorar em todo o Estado a quarentena determinada pelo governador João Doria (PSDB).

Campinas, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, amanheceu ontem com praças, ruas e terminais de ônibus praticamente vazios Um decreto assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) antecipou a quarentena, fechando o comércio em geral e reduzindo a circulação do transporte público. Medidas semelhantes foram tomadas nas principais cidades do interior, em outras, o processo de isolamento social começa nesta terça-feira.

A região central de Campinas começou o dia praticamente vazia e o transporte coletivo funcionava com frota mínima. Muitos moradores desistiram de esperar pelos ônibus nos terminais. A justificativa do adiamento na paralisação, segundo o prefeito, foram os 9 casos confirmados e 223 suspeitos na cidade.

O comércio em geral fechou, mas a área de alimentação e de medicamentos, e sua cadeia produtiva, funcionaram. O decreto não envolveu indústrias e bancos. “Não é só tirar as pessoas da rua e deixar em casa. Dos nossos leitos de UTI, 30% são ocupados por acidentes de trânsito. Sem carro na rua o número de acidentes cai e liberamos leitos para os casos graves de coronavírus”, disse Donizette. Ele determinou providências para que os ônibus operassem apenas com pessoas sentadas. A Guarda Municipal patrulhava as principais vias e acessos da cidade para controlar a lotação dos coletivos.

Em Sorocaba, o Sindicato dos Rodoviários ordenou aos motoristas que recolhessem os ônibus que estavam em circulação na manhã desta segunda-feira. Os veículos cumpriam o itinerário até o ponto final e eram conduzidos à garagem. A medida atingiu outros 43 municípios da região e, segundo o sindicato, visava a garantir a segurança de motoristas e passageiros. Com duas mortes suspeitas, Sorocaba está em estado de calamidade pública. Segundo o sindicato, empresas de transporte urbano mantinham plantão para o transporte especial.

Empresas de fretamento e de cargas não foram afetadas. De manhã, a guarda municipal chegou a intervir, mas não conseguiu evitar que os ônibus saíssem lotados do Terminal Santo Antônio, o principal da cidade. Em nota, a prefeitura informou que a medida adotada pelo sindicato foi unilateral e entraria na Justiça para que parte dos ônibus circulasse, visando a atender quem trabalha em serviços essenciais.

O comércio geral e de shoppings deve ficar fechado em virtude do decreto de calamidade. Só no domingo, 82 bares foram autuados por descumprir a regra.

Em Itapetininga, a rodoviária e os terminais de ônibus amanheceram isolados com faixas zebradas em todo o entorno para proibir a entrada de ônibus e passageiros. As pessoas que foram até o local tiveram de fazer meia volta. A cidade tem 37 casos suspeitos. O número de ônibus circulando também foi reduzido em Jundiaí. Fiscais da prefeitura receberam mais de 70 denúncias de descumprimento das medidas restritivas ao funcionamento do comércio. Piracicaba reduziu a frota do transporte público e suspendeu a gratuidade dos cartões de idosos fora do horário entre 10 e 15 horas.

Burla.

A prefeitura de Bauru autuou ao menos 15 estabelecimentos que funcionavam na manhã desta segunda, burlando um decreto do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) que fechou o comércio desde a sexta-feira, à exceção de serviços essenciais. A regra limitou o funcionamento até de bancos. Nesses locais, só eram atendidos presencialmente idosos, gestantes e pessoas vulneráveis.

Nesta segunda, empresas e indústrias operavam com metade dos funcionários e, conforme o decreto, deverão fechar totalmente a partir de amanhã.

Uma decisão da Justiça do Trabalho reduziu em 40% a circulação dos ônibus de transporte público de Ribeirão Preto. Os coletivos já circulam com frascos de álcool em gel, todos os passageiros sentados e com as janelas abertas. Em caso de descumprimento, a empresa de transporte pode ser multada em até R$ 50 mil por dia. Shoppings e centros comerciais fecharam. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) antecipou a primeira parcela do 13.º e pediu às pessoas que fiquem em casa.

Em São José dos Campos, o comércio fechou nesta segunda, mas funcionavam serviços essenciais, como supermercados, e, com frota reduzida, o transporte coletivo. O uso de bilhete único por idosos foi restrito a viagens por motivo de saúde comprovado Parques públicos, academias e centros esportivos também fecharam.

Em Araraquara, com uma morte suspeita, seis postos de saúde passaram a funcionar, nesta segunda, com horário ampliado até 20 horas. Em São José do Rio Preto, até as 23 feiras livres foram suspensas. A prefeitura de Araçatuba anunciou a suspensão, a partir desta terça, das visitas domiciliares dos agentes de combate à dengue.

Bloqueios

Cidades menores que ainda não têm casos confirmados de coronavírus estão barrando a entrada de pessoas de fora, como Botucatu, Águas de Lindóia, São Pedro e Motuca.

Em Aparecida, cidade do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o bloqueio dos acessos foi determinado pela Justiça.

A medida atinge também a vizinha Potim. Com isso, subiu o número de cidades paulistas com acessos controlados por causa da pandemia.

No interior, já adotaram a medida Itariri, Pedro de Toledo, Itápolis, Miguelópolis, Tabatinga e Nova Europa. No litoral, os acessos estão controlados em Ilhabela, Santos, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida e Cananeia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
  • 2
    PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade
  • 3
    Roberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digital
  • 4
    Polícia Penal de SP prorroga inscrições para concurso até dia 22

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do anoCâmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
TRÂNSITO
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNHEntram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
DEZEMBRO VERMELHO
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamentoQuase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
TEMPO
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidadeChuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade

Últimas notícias

Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
Mecânico é investigado por matar a própria cachorra após briga entre animais
STF inicia julgamento que pode condenar mais seis por tentativa de golpe
‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz o técnico Ricardo Costa sobre o acesso do MAC

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie