MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
seg. 28 out. 2024
POLÍTICA

PSD terá a maior população governada, com 35 milhões de habitantes em 887 cidades

Na região de Marília, de Marília o partido também obteve o maior número de prefeituras.
por Marília Notícia
Gilberto Kassab, chefe do PSD, em visita na região de Marília (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

O PSD será o partido governando a maior população no país a partir de 1º de janeiro de 2025. A sigla venceu a disputa nos dois turnos das eleições deste ano em 887 cidades, que somam uma população de 35.328.069 habitantes.

Esse resultado é puxado pelo desempenho em grandes metrópoles. O partido de Gilberto Kassab elegeu 15 prefeitos entre as 103 cidades com mais de 200 mil eleitores no Brasil.

O Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do Brasil, reelegeu Eduardo Paes no primeiro turno. O partido também garantiu a reeleição de Fuad Noman em Belo Horizonte.

Colado ao PSD está o MDB, que terá 35.000.116 pessoas sob seus domínios. O maior peso vem de São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se reelegeu ao derrotar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

O MDB também conquistou a reeleição em Porto Alegre, com Sebastião Melo, que derrotou a petista Maria do Rosário.

Juntos, PSD e MDB elegeram prefeitos em 1.743 cidades onde moram 70,3 milhões de pessoas. Com isso, partidos de centro concentrarão mais da metade da população brasileira.

As populações governadas pelas duas siglas cresceram na comparação com os resultados de 2020. O MDB, à época, foi escolhido para governar 26,9 milhões de habitantes. Viviam em cidades com prefeituras do PSD 23,5 milhões.

Naquele ano, o partido que ficou à frente em população governada foi o PSDB –34 milhões de pessoas. A sigla encolheu nas eleições de 2024: somadas todas as cidades onde partido venceu, governará 8,1 milhões de habitantes.

A partir do próximo ano, o terceiro partido com o maior número de brasileiros sob sua gestão será o PL de Valdemar Costa Neto, sigla que desde 2021 acolhe também o ex-presidente Jair Bolsonaro. A sigla elegeu 16 prefeitos entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

Nas cidades em que o partido terá prefeitos moram 25,4 milhões de pessoas. Ao todo, o PL venceu em 516 cidades. No ciclo eleitoral anterior, eram 8,7 milhões de brasileiros. Nesta eleição, o partido venceu em quatro capitais: Aracaju, Cuiabá, Rio Branco e Maceió.

O União Brasil, nascido em 2021 da fusão entre DEM e PSL, estará em 2025 em prefeituras de cidades conde vivem 21,3 milhões de pessoas. Nas eleições de 2020, o DEM foi eleito para governar 24,7 milhões de brasileiros, e o PSL, 2,6 milhões.

POR FERNANDA BRIGATTI

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 2
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
  • 3
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 4
    Ex-tesoureira de Câmara da região é condenada por desviar quase R$ 100 mil para apostas

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília

Últimas notícias

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos
Atleta de Marília conquista título Sub-18 em etapa da Liga do Enxadrista
Polícia Civil prende tenente-coronel da PM indiciado por feminicídio
Haddad fará proposta aos estados para conter preços dos combustíveis

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie