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10 anos. Mais de 89 mil artigos.
A Secretaria Municipal da Educação realizou nos dias 25 e 26 de junho a 19ª edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (Sarem), envolvendo 1,8 mil alunos de 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que integram a rede de educação municipal.
O Sarem é a avaliação externa aplicada anualmente nas escolas municipais desde 2004, com o intuito de obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenções administrativo-pedagógicas que impactam diretamente nas práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula.
Todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados são coordenados pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. Aplicadores externos e corretores designados para tais funções passam por encontros de formação, a fim de se apresentar procedimentos e metodologia a serem adotados durante a aplicação e correção das provas.
As avaliações do Sarem auxiliam na identificação de aspectos educacionais que precisam de atenção imediata da Secretaria Municipal da Educação, a qual contribui com a direção e a coordenação escolar no pensar em novas estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem os professores na promoção de uma aprendizagem significativa, eficaz e inclusiva.
“A educação é uma prioridade no município de Marília e a Secretaria da Educação tem buscado o compromisso com a excelência educacional. Desde sua implementação, o Sarem tem sido uma ferramenta essencial para monitorar e aprimorar o desempenho dos alunos nas escolas municipais, promovendo uma educação de qualidade e equidade para todos”, afirma o professor Joaquim Bento Feijão, idealizador desse sistema avaliativo.
Com o compromisso contínuo de aprimoramento e inovação, o Sarem continua a ser uma peça fundamental no fortalecimento do sistema educacional de Marília, preparando os alunos para os desafios do século 21 e para um futuro promissor.
Na semana seguinte, no período de 1º a 3 de julho, as avaliações serão submetidas à correção da equipe de professores-coordenadores das escolas municipais devidamente orientados pelas supervisoras de Educação Básica e as assistentes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.
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