MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 08 jul. 2014

Promotoria quer obrigar Prefeitura a fazer melhorias no Terminal Urbano

por Marília Notícia

180713113654_18813_A fim de garantir a segurança e os direitos dos usuários do transporte público em Marília, o Promotor de Justiça do Consumidor, José Alfredo de Araújo Sant’Ana, propôs à Justiça uma ação civil pública para que a Prefeitura realize uma série de melhorias no Terminal Urbano.

A Promotoria pediu a instalação de uma guarda corpo em gradil metálico para proteger quem transita pela calçada do Terminal para evitar a travessia de pedestres pela pista de circulação dos ônibus; a colocação de lombo faixas, a pavimentação e a elaboração de planejamento do sistema viário do terminal.

Segundo a Promotoria, a antiga Empresa Circular de Marília solicitou providências quanto à segurança dos consumidores e transeuntes próximos às barracas de pipoqueiros instaladas no interior do terminal urbano de Marília porque os motoristas da empresa informaram que, ao efetuarem manobra de conversão do ônibus próximo ao portão de acesso do terminal da rua 9 de Julho, aproximam-se da pequena calçada existente à curva colocando em risco a vida da população, em especial para os consumidores e crianças que se dirigem para comprar pipoca, sucos, refrigerantes etc.

O Ministério Público solicitou à EMDURB (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) análise do engenheiro de trânsito, visando evitar atropelamentos de pessoas, principalmente de crianças, idosos e deficientes. Assim, enviou os estudos técnicos e relatório elaborado pelo engenheiro de trânsito, propondo melhorias para o terminal quanto à segurança dos pedestres.

Com o estudo foi verificado que a empresa Sorriso de Marília deverá utilizar a rua central do Terminal, onde a entrada de veículos será feita pela rua Nove de Julho e a saída pela avenida Brasil, onde as placas de itinerários serão devidamente reinstaladas nos novos pontos, seguindo o critério da empresa. Já a empresa Grande Marília: deverá utilizar a rua lateral, onde a entrada e a saída de veículos será feita pela avenida Brasil, onde as placas de itinerários serão devidamente reinstaladas nos novos pontos, seguindo o critério da empresa.

Também foi observado que o sistema viário existente dentro do terminal, na situação atual, ocorre de forma desorganizada e ineficiente, situação causada pelas próprias empresas de ônibus (Grande Marília e Sorriso de Marília) que utilizam o terminal como parada para troca de motoristas e para estacionamento de ônibus para aguardar horário de saída da linha, ficando estacionados de 5 à 20 minutos, causando transtornos para vários veículos que chegam ao terminal e não conseguem estacionar nos seus respectivos pontos e ficam contornando o terminal ou aguardam ao lado, travando a rua de circulação.

terminalObservou, ainda, para melhorar a situação, o terminal deve ser um ponto de passagem dos ônibus, além de ponto de integração para usuários que não utilizam cartões, onde cada linha deverá ter seu horário de passagem pelo terminal nos quadros de itinerários expostos acima do ponto. Consta ainda que, atualmente, as informações de horários são passadas através de mesas de informação que ficam longe de visão dos usuários, que aguardam sem referência.

Por conta dessa série de ineficiências, o MP solicitou à Justiça apreciação de pedido de liminar para que a Prefeitura tome as medidas necessárias.

 

Fonte: Reprodução Matra

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica
  • 2
    Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região
  • 3
    Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso
  • 4
    Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

Escolhas do editor

LUTO
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de MaríliaMorre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até marçoPrefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
NOVO MODELO
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesseEscola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse

Últimas notícias

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília
Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica
Dise prende jovem por tráfico e apreende quase 800 porções de drogas na zona norte
Homem faz ‘barbeiragem’ com moto furtada em rodovia e acaba preso pela PM

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie