Abertura noturna das UBSs é adiada e deve ficar para 2023
Anunciado pela Secretaria Municipal da Saúde no início de setembro, o Projeto Melhor Hora – que prevê a abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no período noturno, até as 23h – deve ser implantado somente em 2023.
A expectativa era de que a mudança fosse feita pelo menos na UBS do bairro Nova Marília – a primeira que deve ter o novo horário colocado em prática – até o Natal.
Em entrevista ao Marília Notícia no início de novembro, o secretário Sérgio Nechar afirmou que aguardava apenas a assinatura do contrato de licitação com a Santa Casa de Chavantes, que assumiu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no início deste mês, para dar continuidade ao processo de abertura noturna de quatro Unidades Básicas de Saúde em Marília.
Segundo o gestor da pasta, os funcionários contratados pela Prefeitura para trabalhar no Samu seriam realocados neste novo atendimento no município.
PROJETO MELHOR HORA
A princípio, quatro UBSs devem funcionar em novo horário, até as 23h. São elas: Nova Marília, Santa Antonieta, Altaneira e Chico Mendes. A quinta unidade escolhida, a UBS Cascata, deve ser a última a ter o novo horário implantado, em uma próxima etapa do projeto.
O objetivo é que exista uma unidade com horário estendido funcionando em cada região da cidade (zonas Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro). A primeira delas a ter horário de funcionamento estendido será a UBS do bairro Nova Marília.
Os cinco postos vão contar com médico generalista para o período noturno, para atender adultos e crianças. O objetivo é desafogar a UPA Norte e o PA Sul e permitir que as pessoas que trabalham durante o dia tenham condições de comparecer à UBS no período da noite.
As unidades irão oferecer o mesmo tipo de atendimento prestado durante o dia, mas ampliando a oportunidade para quem não consegue chegar até 17h – horário de atendimento atual.
Nechar estima que o projeto vá desafogar em até 70% as demandas da UPA Norte e do PA Sul, nos atendimentos de urgência e emergência.
NOVO PRAZO
Procurada pelo MN, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília informou que o secretário da Saúde, Sérgio Nechar, passou por um procedimento cirúrgico e só deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (26). O gestor da pasta é quem deve informar a nova previsão para que o horário estendido seja colocado em prática.