Projeto visa instalação de defensa nas calçadas de Garça para evitar furtos a comerciantes
Um projeto de lei protocolado para deliberação em Garça visa proteger os comerciantes do município com a instalação de defensas de concreto nas calçadas. A ideia é de autorizar que os dispositivos sejam implantados pelos próprios lojistas em frente aos estabelecimentos.
A proposta de nº 143/2024, de autoria do vereador Pedro Santos (PL), teria sido elaborada em resposta ao furto que chamou a atenção da cidade. No caso, criminosos utilizaram um veículo furtado para arrombar a porta de uma joalheria. Além dos danos ao imóvel, os bandidos fugiram levando diversas semijoias e produtos de valor.
O projeto segue agora para as comissões permanentes da Câmara Municipal, para posterior votação dos vereadores em sessão ordinária. Segundo o texto, as defensas de concreto poderão ser instaladas na calçada em frente ao acesso dos estabelecimentos à via pública para impedir que veículos sejam usados para invadir as lojas.
Apesar da permissão de acesso ao passeio público, o projeto estabelece limites para a instalação dos bloqueios, que não poderão ultrapassar um metro de altura, nem ocupar mais de 1/4 da largura da calçada. Também é necessário garantir a passagem segura de pedestres.
O autor afirma que a proposta foi uma ideia dos próprios comerciantes que já foram alvo de furtos. Para o vereador, trata-se de uma medida preventiva. “É uma solução simples, mas eficaz, que oferece uma barreira física contra esse tipo de crime, sem prejudicar o trânsito de pedestres”, justifica.
Ainda não há prazo estabelecido para o projeto entrar na pauta de votação.