Projeto Sangue Bom planta 250 árvores no Jardim Julieta
Na segunda-feira (4), moradores do Jardim Julieta, zona Norte, se reuniram para o plantio de 250 árvores nativas em área pública do bairro. Espécies como pau-brasil, araçá, jatobás e ipês foram plantadas pela população, que realizou um mutirão com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública.
Em conjunto com o Projeto Minha Cidade é Verde, moradores do Jardim Julieta plantaram 250 árvores nativas em comemoração ao aniversário de Marília.
Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, lembra que projeto Sangue Bom tem desenvolvido ações sociais, esportivas e ambientais no Jardim Julieta.
“Com nossa ajuda, o Thiago conseguiu limpar uma imensa área ociosa, que sofria com as queimadas e descartes de lixo, e hoje a transformou em um centro de recreação e lazer para os moradores. Com esse trabalho, ele tem despertado a consciência da população para as questões ambientais, reunindo crianças, jovens e idosos para ações que refletem em benefícios coletivos. Este plantio não foi o primeiro realizado por ele, que já havia plantado centenas de mudas neste imenso espaço, e certamente, o Projeto Minha Cidade é Verde estará acompanhando essa região para que novos plantios sejam realizados no local”, afirma o secretário.
Thiago Felipe de Campos, idealizador do projeto Sangue Bom, agradece o apoio da população e convida outros bairros a participarem de ações semelhantes.
“É gratificante você ver crianças e adultos reunidos para uma grande ação ambiental que beneficiará a todos. Aqui no espaço Terrão da Quebrada, dentro do nosso projeto, é comum ver as famílias reunidas, jogando futebol, vôlei, utilizando o playground, andando a cavalo ou mesmo realizando caminhadas pelo espaço que cuidamos. O que chama a atenção é a união dos moradores, que assim que convidados para ações, encerram quaisquer brincadeiras e participam ativamente, como ocorreu neste plantio, onde – em minutos – plantamos mais 250 mudas de árvores.”
Campos conta projeta agora o plantio de mais 200 mudas frutíferas para atrair pássaros e instituiremos a coleta seletiva e coleta de óleo pelo bairro.
“O foco é envolver a população para participar das ações, de forma a colaborar com a construção de uma cidade melhor. Todos podem fazer isso em seus bairros. Ações como limpeza de áreas públicas, construção de campos, quadras de areia, hortas comunitárias e arborização são ações simples, bastando que a população entenda que os resultados beneficiará a própria comunidade, eliminando queimadas, descartes irregulares de lixo que atraem escorpiões, ratos, mosquito da dengue, e outros problemas que podem ser evitados com a união do bairro. Cada um fazendo um pouquinho, certamente a qualidade de vida melhorará para todos”, afirma.
O Projeto Sangue Bom é coordenado pelo morador Thiago Felipe de Campos, responsável pela urbanização do espaço através do Programa Adote Uma Praça, que também está recuperando e preservando as nascentes do Ribeirão dos Índios acompanhado pela SMALP, através da Divisão do Meio Ambiente e Programa Município Verde Azul Marília.
Com participação da Prefeitura de Marília, o local receberá ainda pista de mountain bike e tirolesa.