

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
30, mar / 2025, 17:37h Boa tarde
Dando sequência ao projeto de ‘Rotas Inclusivas’, no último sábado (22), a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, promoveu o evento de divulgação das cadeiras Julietti, adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aproveitarem trilhas e outras atividades ao ar livre.
Em parceria com a Vertical Rapel, a Associação Rota das Capelas e demais voluntários, o projeto foi realizado em três trechos da Rota das Capelas, no ‘Dedo de Deus’, na ponte do Rio do Peixe, em Avencas; e no Mosteiro da Divina Misericórdia.
Dois participantes com deficiência física, Cléber Camargo e Vinicius Silveira, e um com deficiência visual, Nelson Calneto, puderam testar as cadeiras, guiados pelos voluntários, e destacaram seu conforto e segurança. Para Cléber, que é atleta da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), foi uma oportunidade de sair da rotina e se conectar à natureza.
“Adorei o passeio, a cadeira é confortável e o cenário belíssimo”, disse Cléber.
Durante o evento, outras atividades foram realizadas, como o rapel, com a empresa Vertical Rapel, e o ciclismo. Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o evento promoveu a conscientização sobre a importância da inclusão e do acesso à natureza para todos.
“Foi uma oportunidade valiosa para conectar pessoas e compartilhar experiências sobre como aproveitar a natureza de forma acessível e vai de encontro ao plano de governo do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que é cuidar das pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis”, destacou Gazola.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu seis cadeiras da Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Cidadania.
Esse modelo de cadeira nasceu da história de Juliana, que perdeu os movimentos aos 32 anos, e seu marido, Guilherme, desenvolveu a cadeira para que ela pudesse voltar a fazer as trilhas que tanto gostava. Inspirado nesse exemplo de vida, o objetivo do projeto é inserir pessoas com mobilidade reduzida em atividades ao ar livre, proporcionando a elas o contato direto com a natureza e uma nova forma de enxergar o mundo.
Com a certeza de que todos têm o direito de desfrutar dos espaços naturais e dos benefícios comprovados que o contato com a natureza trazem para a saúde mental e física, a Secretaria agradece a parceria e apoio dos voluntários, que se capacitaram para manusear as cadeiras e replicaram o treinamento, e ressalta a importância da união com as entidades e sociedade para o sucesso da iniciativa.
Para solicitar a cadeira, a pessoa interessada deve entrar em contato com a Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico pelo telefone (14) 3422-3605, ou com a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, no Bosque Municipal, pelo telefone (14) 3401-2000, e assinar o termo de empréstimo.