Tecnologia leva exames remotos a tribos indígenas
Para levar exames laboratoriais aos povos indígenas a Hilab, healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, foi convidada para participar da Unidade de Saúde Indígena Avançada em parceria com a SESAI. O programa possui apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI).
O projeto piloto irá levar saúde aos Kaingang e Guarani Mbya em uma ação que pretende alcançar até 1200 povos indígenas da América Latina. O projeto também contará com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Hospital Israelita Albert Einstein e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
Esta ação une médicos, dentistas, profissionais de saúde, inovação e ferramentas de telessaúde para que o atendimento aos povos indígenas seja conduzido nas próprias aldeias. A tecnologia criada pela Hilab será usada para a realização de diversos tipos de exames laboratoriais remotos, com resultados em apenas alguns minutos.
O exame da empresa é realizado da seguinte forma: após a coleta do material que será examinado, a amostra é colocada em uma pequena cápsula, que é inserida dentro do dispositivo Hilab. É criada uma “versão digital” da amostra e transmitida via internet para o laboratório central da empresa, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) fazem a dupla verificação do resultado.
“Estamos felizes em fazer parte deste projeto piloto que pretende levar exames laboratoriais para diversos indígenas. Ao longo de 2021 realizamos diversas parcerias com a SESAI, e entendemos que é muito importante dar assistência a esses povos. Por meio desta nova ação nós iremos além e conseguiremos ajudar diversas aldeias da América Latina”, explica Jose Restrepo, diretor de marketing da Hilab.
SOBRE A HILAB
Fundada pelos empreendedores Marcus Figueredo e Sérgio Rogal, respectivamente CEO e CTO, a Hilab é uma das principais healthtechs do Brasil e segue firme no seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde.
Seu carro-chefe é uma inovadora plataforma de exames laboratoriais remotos que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico.
Em 2020 foi uma das primeiras empresas brasileiras a realizar o exame laboratorial para a detecção do vírus covid-19. A Hilab realizou parceria com o Instituto Butantan para diversos projetos sobre controle e triagem epidemiológica do coronavírus no País. Entre eles estão o co-desenvolvimento da plataforma Tainá e participação no Projeto S.