MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 14 set. 2022

Projeto de Arte Mural é realizado na escola Antonio Augusto Netto

por Michele Correia

Projeto de Arte Mural na escola Antônio Augusto Neto (Foto: Divulgação)

Com apoio da Secretaria da Cultura de Marília, o Projeto de Arte Mural foi desenvolvido na Escola Estadual Antonio Augusto Netto, orientado pela artista plástica Esmeralda Jatobá. O projeto contou com a parceria da escola e do Projeto Pedagógico do Núcleo de Ensino da UNESP/Marília no desenvolvimento da temática da cultura da paz.

As ações do projeto foram custeadas com o recurso do Edital de Chamamento Público nº 02/2021, lançado pela Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais.

O projeto buscou desenvolver os conteúdos trabalhados (temática cultura da paz) por meio de um olhar artístico, ao mesmo tempo em que se realizou a revitalização de um espaço de convivência dos alunos, além de proporcionar a eles uma imersão nos processos técnicos e criativos da arte pictórica, que culminou com a realização de dois murais coletivos perpendiculares de 2m x 2,5 cada.

Confecção do mural (Foto: Divulgação)

Para atingir esse objetivo “os alunos participaram diretamente de todas as etapas do processo artístico, desde a discussão e concepção de ideias, até a execução da arte, além de ser trabalhada a conscientização a respeito da necessidade de uma cultura de paz.”, explicou a artista plástica e orientadora do projeto, Esmeralda. O trabalho de registro fotográfico foi realizado pelo fotógrafo mariliense, Wellington de Oliveira (Índio).

Ainda de acordo com a artista, em um mural foi abordado o tema da discriminação e da violência, em um diálogo com o poema “Certidão de óbito” de Conceição Evaristo e a música “Guerra” do grupo musical Porto-riquenho Calle 13.

Em outro mural, foi desenvolvida uma imagem que trouxesse a carga da tolerância, amor e respeito ao próximo, um abraço coletivo de onde brotam flores bebericadas por um beija flor.

Os alunos participaram de todas as etapas do processo (Foto: Divulgação)

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, parabenizou a comunidade escolar, especialmente os alunos que participaram do projeto; destacou que eles deixam um importante trabalho na escola, um mural comunicativo, popular e interativo em prol da arte e da educação que está ao alcance de todos.

Jessyca Eiras Jatobá Santos (Esmeralda Jatobá) é formada em Filosofia com pesquisa em filosofia da arte, pela UNESP/Marília. Artista plástica e ilustradora trabalha com desenho e tatuagem desde 2014, tendo participado de diversas exposições em Marília e região. Realizou ilustrações e capas de livros, dentre estes Conchinhas para Catar?  e Caçador de Guaiamus (editora Fonte de Ideias); Meu Diário de Memórias (editora Pindorama) e Antropologia: uma introdução à ciência da diversidade humana e sua vocação democrática (editora Lutas Anticapital).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 2
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Escolhas do editor

MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
TRAGÉDIA
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em MaríliaCasal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar

Últimas notícias

Operação tapa-buracos avança em bairros das zonas sul, norte e oeste
Prefeitura convoca mais 37 professores para rede municipal de ensino
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie