Projeto da Unimar redefine identidade visual do café produzido pela instituição

Os alunos do curso de Design Gráfico da Universidade de Marília (Unimar) concluíram a disciplina de criação com a apresentação de um projeto de rebranding do Café Unimar, produto cultivado na Fazenda Experimental da instituição e utilizado como referência nas aulas de Engenharia Agronômica. A iniciativa reuniu estudantes e docentes em um trabalho interdisciplinar para o desenvolvimento de uma nova identidade visual do rótulo.
Segundo a coordenadora do curso de Design Gráfico, professora Débora Massarolo Ottoboni, a atividade permite aproximar os estudantes de demandas reais. “Um bom projeto é isso, entender o espírito e a alma do produto, e eles fizeram isso de uma maneira muito brilhante. Esses trabalhos entram para o portfólio deles, já representam contato com projetos reais”, afirmou.
Ao longo do semestre, os alunos revisaram marca, cores, tipografia, conceitos e aplicações em mockups, com foco na valorização do café produzido pela própria universidade. A professora Michele Campos, responsável pela disciplina, destacou o envolvimento da turma. “O objetivo do projeto foi trazer para os alunos a possibilidade de fazer o rebranding do café da Unimar. Eles se envolveram muito durante o processo. Tivemos uma aula com o professor Pedro, que trouxe conceitos importantes para o repertório dos alunos”, disse.

O estudante Miguel Nunes teve seu projeto escolhido para compor o novo rótulo do Café Unimar. Ele afirmou que a experiência marcou sua trajetória acadêmica. “Ao longo do curso, comecei a me arriscar mais no mundo do design. O desafio de fazer esse café foi entregar tudo o que foi pedido, principalmente essa proposta mais premium. Na logo, decidi juntar o café com aqueles chanfros da Unimar”, relatou.
Convidado para avaliar os trabalhos, o professor Pedro Henrique Losasso, do curso de Engenharia Agronômica, afirmou que a experiência também foi significativa para sua área. “Foi uma experiência muito legal, algo que eu ainda não tinha vivido, que é avaliar trabalhos de outros cursos. Dos dez trabalhos apresentados, todos eram muito bons, de nível profissional”, disse.
De acordo com a universidade, o projeto reforça a integração entre diferentes áreas de ensino e contribui para o desenvolvimento de competências práticas e para a formação do portfólio dos estudantes.
