Projeto da região voltado à agricultura vence feira de tecnologia em São Paulo
Um projeto voltado à agricultura desenvolvido por alunos da Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura, de Pompeia, conquistou o 1º lugar na 15ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada de 19 a 22 de agosto, em São Paulo.
Os alunos Felipe Oliveira, Israel Oliveira e Miguel Soares, dos cursos de Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio, disputaram na categoria combate à fome e agricultura sustentável com o projeto Nema Vision – uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar e combater diferentes gêneros da praga agrícola nematoide.
Além dos alunos, o projeto contou com a orientação dos professores Hannes Fischer e João Favan, com o apoio do especialista em nematologia Carlos Otoboni.
Os cinco foram premiados com um iPhone 15 cada. “Os alunos vão aprimorar ainda mais o projeto para quem sabe ver um jeito de empacotar o produto e realmente disponibilizá-lo no mercado em plataforma ou mesmo produto para que startups ou empresas possam escalar ele”, afirma Otoboni.
Segundo a Fatec, a tecnologia utiliza inteligência artificial, visão computacional e aprendizagem profunda, método artificial que ensina computadores a processarem dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano. A proposta aborda um espaço no mercado, dando uma alternativa para análises agrárias de solo, essenciais para o diagnóstico e tratamento da praga.
O evento contou com mais 112 trabalhos de estudantes de Fatecs, Etecs e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead). Além destes, mais 20 projetos de outras instituições de educação profissional e tecnológica nacionais e internacionais participaram da feira.