Programa Ronda Azul é lançado pelo prefeito
O Programa Ronda Azul, que tem como objetivo principal dar mais segurança aos prédios públicos municipais, através da instalação de câmeras e alarmes, foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 16, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), pelo prefeito Daniel Alonso.
Além do chefe do Executivo, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende; o diretor da Life, empresa declarada vencedora do processo licitatório, Luis Eduardo Diaz; os secretários municipais Eduardo Yamamoto (Tecnologia da Informação), Levi Gomes (Fazenda) e Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração).
O encontro contou ainda com as presenças de outros secretários municipais; dos representantes do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado e Darci Bueno; da presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; e do assessor técnico da superintendência do HC/Famema, Demerval Antônio Gregório.
O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, atendendo solicitação do prefeito Daniel Alonso.
O chefe do Executivo destacou a importância do projeto e do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. “É mais um grande trabalho da secretaria comandada pelo Eduardo Yamamoto, assim como o Portal da Transparência, um dos mais modernos do país; assim como o Aprova Fácil, que desburocratizou todo o processo de aprovação de projetos; o Marília Conectada com a instalação de pontos de WI gratuito em diversos locais da nossa cidade. E agora o Ronda Azul que, além de segurança, vai trazer uma grande economia aos cofres públicos. Agradeço a todos que colaboraram e em breve teremos mais de 200 locais monitorados 24 horas por dia, de segunda a domingo. Vamos investir apenas R$ 950 mil, enquanto no passado se gastava R$ 6 milhões anuais com segurança desses locais.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, afirmou que o projeto dará segurança aos prédios públicos e a própria população. “Tenho certeza disso. Trata-se de um trabalho sério, responsável e competente da gestão do prefeito Daniel, que está resolvendo os problemas da cidade com responsabilidade. A Câmara Municipal trabalha em harmonia com o Poder Executivo, pensando exclusivamente no progresso e desenvolvimento da nossa cidade. O Ronda Azul vai proporcionar segurança aos prédios e a própria população, que saberá que esses locais serão monitorados 24 horas por dia. Isto certamente trará uma tranquilidade maior a todos os cidadãos.”
O diretor da Life, Luis Eduardo Diaz, agradeceu a todos que se empenharam para que o projeto Ronda Azul se tornasse realidade. “Todos estão de parabéns pelo empenho, pois a gente começa a pensar Marília como Cidade Inteligente, investindo em tecnologia. A Life também investe forte para atender a cidade como um todo, inclusive os distritos. Agradecemos a todos e tenho certeza que esse projeto trará grandes benefícios para Marília.”
O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, lembrou que a ordem de serviço já foi dada à empresa logo após a cerimônia de lançamento. “A gente acredita que até o início de julho os mais de 200 locais estarão monitorados, aumentando a segurança e também reduzindo custos, pois certamente os sinistros serão bem menores. Agradeço ao prefeito Daniel pelo apoio e também a todos que estão colaborando para que tenhamos pleno êxito para que o projeto esteja funcionando muito em breve.”
COMO VAI FUNCIONAR
O Ronda Azul prevê a instalação de câmeras de segurança e alarmes nos prédios públicos municipais, como escolas, unidades de saúde, serviços da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Ganha Tempo e secretarias municipais externas, como Cultura; Esportes, Lazer e Juventude; Meio Ambiente e Limpeza Pública; Obras Públicas; Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; entre outros.
O programa irá contemplar também o Terminal Rodoviário Urbano, que já conta com 17 câmeras e passará para um total de 30 câmeras.
Além da instalação das câmeras e dos alarmes, o Programa Ronda Azul terá um Centro Operacional, que irá funcionar 24 horas por dia. O projeto terá também uma linha 0800 à disposição da população, que entrará em funcionamento após a inauguração desse Centro Operacional, prevista para 60 dias. A linha terá o número 0800-343-2800.
INSTALAÇÃO
O cronograma de instalação nos locais do kit, formado por câmeras, alarmes, placa indicativa do monitoramento e do LED Azul, será o seguinte:
Centro Operacional e Unidades de Saúde – Início em março e término em abril.
Unidades Escolares e da Assistência Social – Início em abril e término em maio.
Unidades das secretarias da Cultura e de Esportes – Início em maio e término em junho.
Demais Locais – Início em maio e término em julho.