Programa ‘Adote uma Praça’ se torna sucesso em Marília
Através da Lei 8.241, de 29 de maio de 2018 e suas alterações, foi instituído o programa ‘Adote Uma Praça’ em Marília, destinado a receber a colaboração direta de empresas privadas, pessoas físicas e associações, objetivando a conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais de avenidas no núcleo urbano do Município.
De acordo com o programa, qualquer cidadão, seja este pessoa física ou jurídica, poderá requerer a adoção de áreas públicas visando à melhoria do paisagismo urbano e exploração publicitária dos espaços adotados.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, essa lei vai muito além de apenas cuidar das áreas públicas.
“Quando pensamos nesta lei conseguimos obter uma visão mais ampla, que beneficia toda a sociedade mariliense. Quando um cidadão requer a adoção de um espaço público, além de contribuir para a melhoria paisagística de Marília, e ter seu retorno através da publicidade permitida nestas áreas, ainda, promove-se a educação ambiental em nossa cidade, uma vez que, assim que assumem as áreas, estas pessoas passam a integrar a equipe de cuidados ambientais do município, entendendo o valor da preservação ambiental”, disse o secretário.
Ainda segundo Dolce, “esta educação ambiental é replicada a todos que residem próximos ou que passam rotineiramente por estes locais, que visualizam a mudança paisagística e enxergam o impacto positivo gerado ao meio ambiente e, consequentemente, a toda sociedade”.
Para a Prefeitura, a ação incentiva outros a buscarem o mesmo objetivo e seguirem o exemplo, adotando áreas próximas a suas casas ou estabelecimentos comerciais.
“O projeto é aberto a qualquer interessado e basta protocolar no Ganha Tempo um requerimento simples, identificando o interessado e a área de interesse”, afirmou o secretário.
Uma dessas parcerias de sucesso, dentre tantas, destaca-se a empresa Resseguros, localizada na Via Expressa, que adotou uma extensa área ao lado de seu escritório, e vem desenvolvendo a criação de um bosque de Flamboyants vermelhos que, em poucos anos, tornar-se-á ponto de visitação no município.
Para o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, a proposta visa preservar o meio ambiente para a geração atual e entregar um planeta melhor às gerações futuras.
“Temos como meta deixar uma cidade melhor para as futuras gerações e a participação de todos os marilienses ajudará a desenvolver essa consciência ambiental, impactando nestas melhorias propostas”, disse Cassiano.
Dúvidas e demais orientações sobre o programa ‘Adote Uma Praça’ poderão ser atendidas pelo telefone (14) 3408-6700.