Profissionais de saúde e idosos podem fazer cadastro para vacinação
A Prefeitura de Marília informou que os profissionais de saúde e a população acima de 60 anos, já podem fazer o pré-cadastro visando à vacinação contra a Covid-19.
Esse pré-cadastro é válido para todo o Estado de São Paulo e deve ser feito por esses grupos prioritários (profissionais de saúde e população acima de 60 anos) no seguinte endereço eletrônico: www.vacinaja.sp.gov.br.
“Trata-se de um pré-cadastro para esses grupos e desta forma as secretarias municipais de saúde saberão quantas doses serão necessárias para fazer a imunização. A gente pede que a população mariliense desses grupos prioritários faça esse pré-cadastro o quanto antes, pois o sistema leva em média 48 horas para validar o cadastro”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
É bom salientar, porém, que esse pré-cadastro não é obrigatório.
MAIS VACINAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Marília recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 27, as primeiras 3.920 doses da vacina contra a Covid AstraZeneca, produzida junto à Universidade de Oxford e que no Brasil é distribuída pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
As vacinas haviam chegado terça-feira (26) à noite na DRS-9 (Diretoria Regional de Saúde), que nesta quarta encaminhou esse primeiro lote a Marília e aos demais municípios da Regional, que recebeu total de 13.300 doses da AstraZeneca.
Até o momento Marília recebeu um total de 11.600 doses de vacina contra a Covid, sendo 7.680 da Coronovac – 2.680 para o HC/Famema e 5.000 para a Secretaria Municipal – e 3.920 da AstraZeneca.
Quem tomar a primeira dose da Coronovac terá que receber a segunda dose dessa mesma vacina 21 dias depois. Já quem for vacinado com a AstraZeneca na primeira dose, receberá a segunda dose da mesma vacina 90 dias após a primeira.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) informou que a Secretaria Municipal de Saúde já está se organizando para dar sequência à vacinação no Programa Imuniza Marília.
“A nossa cidade já está vacinando os profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid, bem como os idosos e funcionários das ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) com a Coronavac. Com a chegada também da AstraZeneca iremos ampliar a imunização de outros profissionais de saúde que a nossa equipe técnica está definindo.”
A responsável técnica pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, disse que a equipe técnica vai definir a ação a ser desenvolvida nos próximos dias. “Já está havendo reuniões nesse sentido e em breve definiremos como será a estratégia para a vacinação com a AstraZeneca.”