Profissionais da UPA Norte reclamam de atrasos recorrentes nos salários
Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte de Marília têm amargado uma série de atrasos consecutivos no pagamento dos salários. Os trabalhadores procuraram o Marília Notícia para se queixar da situação, que segundo eles, ocorre pelo terceiro mês seguido.
“Três meses [eles estão] pagando atrasado, é para ser no 5º dia útil, mas mês passado pagaram lá pro dia 20. Todos os meus boletos estão atrasados, estou pagando multa e no vermelho. Tirando todo mês da reserva para cobrir alguns boletos. É uma vergonha”, reclama um dos profissionais, que prefere não ser identificado.
A reportagem apurou que neste mês de janeiro parte dos salários foram acertados nos dias 17, 18 e 19. A informação interna seria de que a Prefeitura estaria atrasando os repasses feitos à Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), responsável pela gestão da UPA, e por isso o pagamento não sai em dia.
Contudo, o contrato entre a administração municipal e a gestora do serviço diz que a entidade poderá fazer os pagamentos mesmo em caso de atrasos de repasses, mas não estabelece isso como obrigação.
“No mês passado foram uns oito dias de atraso e este mês também teve”, conta uma fonte. Outro trabalhador ouvido pelo MN também reclama: “É complicado depender desse dinheiro, nunca podemos nos programar para fazer nada depois de trabalhar tanto”.
O trecho do contrato assinado entre o Executivo e a entidade cita que “em caso de atraso nos repasses financeiros pelo contratante [Prefeitura], a contratada [ABHU] poderá realizar adiantamentos com recurso próprios à conta corrente aberta especificamente para o recebimento dos pagamentos vinculados ao contrato de gestão reconhecendo o município as despesas efetivadas, desde que respeitados os valores previstos neste edital.”
UPA NORTE E PA SUL
No início deste mês, a Prefeitura assinou os contratos para as novas gestões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e Pronto Atendimento (PA) da zona Sul. A ABHU foi a vencedora das duas concorrências públicas e assumiu o serviço pelos próximos cinco anos. Pela gestão do PA Sul, a ABHU receberá anualmente R$ 13.299.044,16 e R$ 16.184.675,16 pela UPA Norte.
Os valores incluem as despesas com recursos humanos, materiais e insumos, serviços (como água, luz e telefone) e despesas do contrato.
Os dois editais foram publicados em dezembro de 2021 e chegaram a ser suspensos duas vezes no ano passado, depois de questionamentos. Cinco entidades haviam sido classificadas para disputar a gestão da UPA e quatro do PA.
A ABHU já era responsável pela administração da UPA Norte, em razão de contrato anterior, firmado em 2016, com prazo de vigência até 30 de abril de 2022 (mantido até o término da licitação atual).
OUTRO LADO
Procurada pelo MN, a assessoria da ABHU desmentiu os trabalhadores e nega que esteja ocorrendo qualquer atraso no pagamento dos salários dos profissionais da UPA Norte.
A Prefeitura de Marília também foi procurada para comentar a situação e questionada sobre os supostos atrasos nos repasses, porém, não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.