Profissionais da Saúde ganham sessões de práticas integrativas elaboradas pela ACC
Os terapeutas da Associação de Combate ao Câncer (ACC) de Marília promoveram sessões de práticas para os profissionais da Saúde na manhã da última sexta-feira (24). A programação faz parte das atividades vinculadas a ‘Outubro Rosa & Novembro Azul: Juntos pela Vida’, como forma de também envolver os servidores municipais. Foram oferecidas massagens, reiki, auriculoterapia, entre outras práticas terapêuticas Integrativas e Complementares.
Este serviço de saúde complementar (não substitui e nem altera a terapia convencional de saúde) é uma política pública nacional, incentivada inclusive pelo governo federal. Em Marília, desde 2019 que essas práticas terapêuticas foram inseridas no atendimento municipal, pela atenção primária nas unidades de saúde ou secundária, nos centros de especialidades.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da Medicina Tradicional e Complementar (MTC), que engloba diversas formas de cuidado à saúde que existem há milhares de anos em diferentes culturas e regiões do mundo.
No Brasil, as Pics fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), criada em 2006 pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, diversos procedimentos de Pics à população.
Em Marília, a parceria com a ACC possibilitou o direcionamento destas terapias complementares para os pacientes portadores de câncer e aos seus familiares ou cuidadores.
“As Pics são tratamentos baseados no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde”, explica a enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, que coordena o programa.
A Secretaria Municipal de Saúde conta inclusive com atendimentos em Acupuntura, na Policlínica, e com uma farmácia de manipulação que desenvolve fitoterapia. A ACC oferece diversos tipos de massagens, reike, aromaterapia, entre outras terapêuticas. São atendidos 600 pacientes por mês. O agendamento das Pics é feito nas unidades de saúde e a terapia aplicada na entidade parceira.
“Estamos também capacitando nossas equipes de atenção básica para que possamos ampliar a oferta das Pics na cidade. Essas práticas promovem contribuem para o vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, atuando na prevenção de doenças e complicações, redução de sintomas físicos e mentais, e na recuperação e promoção da saúde, proporcionando sensação de bem-estar, relaxamento e alívio de estresse”, conta o médico Osvaldo Ferioli Pereira, secretário municipal da Saúde.