Professores da rede recebem primeira vacina: ‘surpresa e alívio’
Mais cedo do que imaginavam, os educadores Percivan Machado Pelegrine, de 56 anos, e Sandra Telles Pelegrine, de 57, deram o primeiro passo para a imunização contra a Covid-19. O casal está entre as 450 pessoas que receberam a primeira dose da vacina nesta terça-feira (13), no ginásio da Universidade de Marília (Unimar), devido ao ofício que exerce.
Pelegrine é diretor da escola estadual Sebastião Mônaco, na zona Oeste da cidade. Sandra é supervisora de ensino e trabalha na coordenação de um grupo de escolas da rede estadual. A vacina foi recebida com alívio pelos dois.
“Sinceramente, achava que não seríamos vacinados esse ano. Mas foi uma grata surpresa e nossa expectativa é que a vacina seja estendida para outras faixas etárias”, disse o diretor.
Professora na escola municipal Antônio Ribeiro, na zona Sul da cidade, Ana Cláudia Mastrini Braga, de 49 anos, sente que haverá mais segurança para a retomada presencial do ensino com a vacinação da categoria.
“É muito importante que a Educação tenha acesso amplo à vacina, para que possamos voltar à sala de aula. Tem sido preocupante para nós (profissionais), para os alunos, pais. Enfim, é uma privação”, destaca Ana Cláudia.
A servidora também ficou surpresa pelo pleito da categoria ter sido atendido. “Não imaginava. Foi reivindicado, mas não esperava que seríamos vacinados agora. É o começo do alívio”, considera.
Além dos professores, para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível, com a segurança de todos no ambiente escolar, todo o corpo funcional das escolas tem direito à imunização, conforme a atualização do Plano Nacional de Imunização (PNI) e os respectivos cronogramas estaduais. No mesmo ato, foram incluídas as forças policiais.
Este é o caso da inspetora de alunos Rita de Cássia Caroccia, de 57 anos, que trabalha na escola estadual Nasib Cury, e vê a esperança ser renovada. Ela conta que perdeu amigos e conhecidos, em função do coronavírus. “Essa pandemia tem persistido, trazendo muitas perdas, em todos os sentidos. É muito triste o que está acontecendo e precisamos que a vacinação seja acelerada”, salienta.
INSCRIÇÕES
A imunização de profissionais da educação foi organizada para ocorrer entre esta terça (13) e sexta-feira (16). Neste período, serão aplicadas 1.650 doses, sendo 450 no primeiro dia e 400 nos seguintes.
Quem atua nas redes de ensino e tem a partir de 47 anos deve ficar atento às inscrições. Para o atendimento que será feito nesta quarta-feira (14) os registros já se esgotaram.
O sistema é aberto sempre às 9h, na véspera da data da vacinação, pelo endereço eletrônico disponibilizado pela Prefeitura de Marília [clique aqui], com travamento automático depois que as vagas se esgotam.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500, no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.