Professores municipais fazem carreata no Centro de Marília
Profissionais da educação municipal promoveram uma carreata com cerca de 40 veículos, na tarde desta segunda-feira (10), para protestar contra a volta às aulas presenciais sem um diálogo com a administração municipal.
O grupo saiu da frente da sede do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar), seguiu pela rua Nove de Julho e avenida Sampaio Vidal.
Em seguida, deram algumas voltas em torno do prédio da Prefeitura e depois seguiram pela rua São Luiz, de volta ao sindicato.
Eles cobram diálogo com o prefeito Daniel Alonso (PSDB), sobre a retomada das aulas presenciais.
Pela manhã, em nota, a administração municipal informou que “a Secretaria Municipal da Educação não foi procurada oficialmente por nenhum representante do sindicato.”
Disse ainda que, conforme foi dito pelo próprio prefeito, “o retorno das aulas presenciais estará em consonância com o governo estadual seguindo as orientações que garantam principalmente a saúde de alunos e servidores (tanto que foi iniciado processo para aquisição de equipamentos de segurança)”
Ainda segundo a resposta, “já foi dado início a formação de um comitê geral com representante da saúde, vigilância sanitária, Conselho Municipal de Educação, Assistência Social e representantes da Secretaria Municipal de Educação”.
Os segmentos, de acordo com a Prefeitura, têm até a tarde de hoje para enviarem os representantes (após solicitação por ofício).
“Formado o comitê geral, ele estabelecerá as regras para a formação de subcomitês locais – dentro da realidade de cada região e escola”, informou a Prefeitura.
“Vale destacar que a Prefeitura em nenhum momento divulgou que as aulas iriam retornar, mesmo porque o cenário é incerto. Todas as medidas que virem a ser tomadas serão devidamente comunicadas”, finalizou a nota.