Professores fazem abaixo-assinado contra cursos de formação aos sábados

Professores da rede municipal de ensino de Marília iniciaram abaixo-assinado digital contra a obrigatoriedade de participação em cursos de formação continuada promovidos pela secretaria de Educação aos sábados.
O manifesto pela “proteção ao direito de escolha e ao direito à vida particular” havia recebido pelo menos 429 assinaturas até esta publicação. A íntegra pode ser lida na própria plataforma [clique aqui].
No texto, os autores solicitam alteração em projeto de lei que obriga os professores a participarem dos eventos aos fins de semana. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada e aguarda sanção do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
O projeto prevê pagamento de bolsa incentivo aos professores, a ser calculada com base na hora de trabalho inicial do cargo do profissional, com pagamento proporcional à frequência, cujo mínimo é de 85%.
“A valorização do tempo de descanso é fundamental para garantir o direito de convívio familiar e ao lazer, elementos essenciais para a qualidade de vida e mental dos profissionais da Educação”, argumentam os autores.
Os professores solicitam ainda suspensão da convocação para o primeiro curso a ser realizado na manhã do próximo sábado (12) e agendamento de reunião na Educação “para tratar de pautas importantes e necessárias relativas ao nosso trabalho”.
OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação esclarece que o curso de capacitação para os docentes que atuam nas Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) é uma iniciativa que faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP – que será realizado em parceria com o Governo do Estado e o Sistema Sesi.
“O programa reúne os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de ter 90% das crianças com até sete anos de idade alfabetizadas até 2026. O Governo de São Paulo envia material didático aos municípios, forma professores e amplia a aplicação da Avaliação da Fluência Leitora pela Secretaria da Educação.”
A pasta diz que a rede municipal de ensino de Marília conta, atualmente, com 21 Emefs e cerca de nove mil alunos que integram o Alfabetiza Juntos SP. “O curso de capacitação será promovido um sábado por mês, com duração de 5h. São seis encontros, até o final do ano, em datas que serão agendadas nas próximas semanas pela Secretaria Municipal da Educação.”
A administração informa ainda que este curso de capacitação não vai atrapalhar as atividades curriculares das Emefs e deverá ser executado com o intuito de facilitar o planejamento individual dos docentes. “Seu objetivo principal é para que haja avanços na qualidade de alfabetização dos alunos.”
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, o curso de capacitação vai permitir também importantes melhorias na formação continuada dos docentes. “Os professores vão receber um certificado de 30h, no encerramento do evento. Além disso, as horas serão pagas por meio de uma bolsa de incentivo para a formação continuada dos docentes. Estes investimentos visam garantir o bem-estar dos educadores e ajudar no aprimoramento dos seus estudos.”