Professora mariliense pede ajuda para estudar ‘partícula de Deus’
A professora mariliense Daniela Pavarini Rojas, de 38 anos, passou recentemente em um processo seletivo internacional pela Escola Brasileira de Física, onde foi escolhida para conhecer a CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucleare), um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo.
No curso Daniela terá a oportunidade de aprender sobre a “Partícula de Deus” junto com outros professores brasileiros em Genebra, na Suíça, e em Lisboa, em Portugal. Ela é a única representante do estado de São Paulo.
O problema é que a professora tinha a promessa de que a viagem seria financiada, mas isso acabou não ocorrendo. “Tinha conseguido como premiação pela triagem e seleção de aprovação o auxílio governamental, mas ontem em nota, a Dilma cortou a verba do Capes (Coordenação de Aproveitamento de Pessoal de Nível Superior), o órgão federal de fomento de pesquisas que iria financiar a viagem e agora estou sem dinheiro”, disse Daniela.
“Preciso de 9.000 reais para a viagem. É uma oportunidade única e muito importante. Eu não ganho para isso, é muito caro. Já tinha até desistido, mas é um investimento”, completou a professora que já confirmou sua participação no curso.
Agora ela procura ajuda de empresários da cidade para conseguir patrocínio. A professora diz que passará toda sua experiência para seus alunos quando voltar. Quem quiser ajudar é só entrar em contato pelo (14) 9 8113-5280.