Professora de Marília ganha intercâmbio de estudos nos EUA
A educadora Ariane de Souza Costa Bagatini vai realizar o sonho de aprimorar o inglês, idioma que ensina aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Antônio Ribeiro, na zona sul de Marília. A docente vai à Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América (EUA). Ela embarca no dia 27 de junho e volta em 8 de agosto de 2024, com mais conhecimento, vivência e histórias para continuar encantando e educando seus alunos.
Com apoio da Prefeitura de Marília e orgulho dos colegas de trabalho, a professora Ariane Bagatini dentre milhares inscritas no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright, foi selecionada e contemplada com uma bolsa para curso intensivo de seis semanas na universidade de Michigan, nos EUA.
“É a realização de um sonho porque sempre quis viajar, realizar um intercâmbio, para aprimorar o inglês e as técnicas de ensino”, comentou a professora emocionada.
A professora informa que este programa estimula e investe na formação de professores de Língua Inglesa com o objetivo de melhorar o ensino do idioma nas escolas públicas brasileiras. “A Fulbright é parceira do governo dos EUA, por isso, desde 1957 mantêm ações que conectam Brasil e Estados Unidos pela ciência e dessa vez eu vou representar a escola, meus alunos e a cidade neste intercâmbio”.
Para participar no rigoroso processo seletivo e das provas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI) é necessário ter nacionalidade brasileira, ser residente no Brasil, ser professor concursado e com estágio probatório concluído e estar ministrando aulas. Na inscrição até a implementação da bolsa, tem que estar ministrando aulas de Língua Inglesa na rede pública estadual, municipal ou distrital de Educação Básica. Depois da inscrição é necessário participar de teste de avaliação de nível de proficiência em Língua Inglesa; não estar recebendo bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas e passar nas avaliações escrita e pessoal.
UM ORGULHO PARA CIDADE E PARA ESCOLA
Para a diretora da Emef Professor Antônio Ribeiro, Idelma Pires de Freitas, a dedicação da professora Ariane Bagatini, é evidente, sobretudo, pela didática e o carinho que tem com os alunos. “Motivo de orgulho de todos nós. Esse intercâmbio vai contribuir muito porque serve de inspiração para os estudantes e demais professores que sonham em viajar e realizar o sonho de aprimorar seu ofício. Parabéns a professora Ariane Bagatini por essa conquista”, ressaltou a diretora da unidade de ensino da rede municipal.