Professor Joarcy vence a Covid-19 e ganha festa ao deixar hospital
A esperança venceu no caso do professor Joarcy Brasil de Assis, de 68 anos, que passou 42 dias internado com complicações da Covid-19. O educador, popular em Marília por mais de 40 anos voltados à docência na rede pública e privada, recebeu alta da Santa Casa de Marília nesta terça-feira (18) e já recebe o carinho da família em casa.
A esposa, Helena Martins Brasil, também professora, conta que Joarcy reclamou de muita dor no corpo, no início de abril. “Ele teve febre, achamos que era dengue. Do pronto atendimento, rapidamente já foi internado, porque estava com a saturação muito baixa”, conta.
O professor, que não tem comorbidades, perdeu 28 quilos durante o enfrentamento da doença. O filho, que é médico, ficava responsável de obter informações com a equipe do hospital e fazia uma espécie de “boletim diário” para a família.
“Ele já filtrava um pouco, não dava a notícia de um jeito que pudesse apavorar tudo mundo, mas sabíamos que era muito grave. Estamos vendo isso acontecer com muitas famílias e parece que nunca vai chegar na nossa. Mas sim, todos estamos sujeitos a passar por isso”, comenta Helena.
Na saída do hospital, houve festa para o professor. A companheira dele destaca o atendimento recebido. “O serviço de enfermagem, os médicos, os demais profissionais de saúde, fisio, todos precisam ser muito valorizados. Não temos como agradecer pelo que eles fazem”, afirma.
Na saída da internação, lembra Helena, a médica responsável pela alta reforçou o que já sabia. “Ela disse que o meu marido nasceu de novo, porque o caso foi muito grave. De todo o período de internação, ele passou 24 dias em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, recorda.
Joarcy entra agora na fase de reabilitação, com sessões de fisioterapia e acompanhamento para superar todo impacto que a Covid causa no organismo. Helena, que também foi acometida na mesma época, sem a gravidade, comenta a importância da vacinação.
“Precisamos que todos estejam vacinados. É uma doença muito séria. Nós já estávamos nos cuidando, nos resguardando bastante, saindo de casa o mínimo possível e vamos continuar nos cuidando. Vou tomar a segunda dose agora, porque tive que dar intervalo por causa da Covid. Ele tinha tomado a primeira dose dias antes de adoecer. Mas, quando puder, também vai se vacinar”, finaliza.