MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 18 jan. 2022

Procuradoria volta a cercar a Câmara contra gratificações

por Carlos Rodrigues

A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo ajuizou uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a gratificação de 100% no salário de servidores do Poder Legislativo. A dobra no vencimento tem como justificativa a participação nas sessões camarárias.

Representação foi feita pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Marília Transparente (Matra). Segundo a entidade, o benefício considerado indevido é pago desde a década de 90.

O embate judicial começou em 2019, quando a Procuradoria-Geral de Justiça ingressou com a primeira ação pela inconstitucionalidade da Lei Complementar nº 15, de 29 de janeiro de 1992, e de artigos de outras quatro legislações municipais, para excluir a gratificação.

A Adin foi considerada procedente pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), porém, após derrota judicial, a Câmara Municipal fez uma manobra para manter os benefícios.

Por meio de duas resoluções, o Legislativo alterou atribuições ordinárias e retirou dos cargos efetivos da Câmara Municipal a participação nas sessões. A mudança tornou as atividades que deveriam ser inerentes às funções como “adicionais ao expediente”, ou seja, passíveis da gratificação.

Na nova ação ajuizada, o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, aponta que a manobra “configura nítido desvio do poder de legislar, representando tentativa de manter o pagamento de vantagens reputadas inconstitucionais” por decisão do órgão julgador.

Sarrubbo aponta ainda que a simples análise dos cargos previstos na estrutura da Câmara Municipal demonstra que, pela própria natureza das funções, está a prestação de serviços durante as sessões camarárias, reuniões e eventos de interesse da Casa, de maneira ordinária, sem que, para isso, fossem despendidas verbas públicas para o pagamento de gratificações por serviços extraordinários.

O Marília Notícia procurou a Câmara de Marília e questionou sobre a nova Adim e edição de resoluções, que permitiram a continuidade das gratificações. Confira na íntegra:

A Câmara não instituiu nenhum novo benefício. As alterações realizadas pelas resoluções se deram para adequar a regulamentação das atribuições da Câmara Municipal e dar cumprimento à decisão judicial.

A matéria objeto de decisão anterior demandava correção pela via legislativa. Atualmente, a presença dos servidores nas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes se dá somente mediante convocação, e tal obrigação não pode estar inserida nas atribuições ordinárias de todos os servidores como erroneamente constava.

Trata-se de trabalho extraordinário, realizado em sua maior parte em período noturno e que depende de convocação expressa para comparecimento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação da Dise prende pai e filho por tráfico de drogas na zona norte
  • 2
    Idoso é encontrado morto em apartamento após dois dias sem contato com a família
  • 3
    Empresário tenta entrar em festa, tem acesso negado e agride mulher
  • 4
    Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael PasconJustiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
SAÚDE PÚBLICA
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUSSanta Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
JUSTIÇA DO TRABALHO
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de anoAcordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
IMPOSTO
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motosAlesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos

Últimas notícias

Prazo para retirada de guias de castração termina nesta sexta-feira em Tupã
Lei garante pró-labore a policiais civis que atuarem no reforço da segurança em Tupã
Pompeia conquista 3º lugar em ranking estadual de boas práticas na educação
DHS de Pompeia firma parceria com Unesp para fortalecer saúde mental no SUS

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie