Procon renegocia quase R$ 4,7 milhões em dívidas e já planeja novas ações em Marília
O mutirão de negociação de débitos do Procon de Marília auxiliou 514 moradores que buscaram atendimento com o objetivo de sair da inadimplência. A ação de iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) foi realizada entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, com renegociação total de R$ 4.695.914,30 em dívidas de consumidores marilienses.
De acordo com o diretor do Procon do município, o advogado Guilherme Moraes, o mutirão foi um sucesso. “Foi uma boa adesão e já estamos recebendo respostas positivas dos credores, com descontos efetivos e facilitação no parcelamento”, declara Moraes.
“É uma forma de reinserir o consumidor no mercado de consumo e a gente espera que essas pessoas aprendam com o que aconteceu e voltem a consumir de maneira responsável”, analisa ainda o responsável pelo serviço na cidade.
Após a ação, o Procon de Marília deve ampliar o atendimento aos moradores levando todos os serviços para regiões movimentadas e aos bairros.
“É uma atividade descentralizada e ajuda principalmente as pessoas que não têm tempo de ir até nosso prédio”, explica o diretor da unidade local.
A primeira realização será nos dias 29 e 30, quarta e quinta-feira, respectivamente, das 9h às 16h. No primeiro dia, o posto de atendimento será instalado na praça em frente à galeria Atenas, mais conhecida como “ilha”. Na sequência, as atividades vão para a praça Saturnino de Brito, no cruzamento entre as avenidas Sampaio Vidal e Rio Branco.
“O atendimento será o mesmo prestado à população no prédio do Procon. O movimento será junto com a unidade móvel do Procon do Estado e alguns serviços da Secretaria Municipal dos Diretos Humanos e a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb)”, descreve Moraes.
“A ideia é fazer uma ou duas vezes por mês em um ponto no Centro ou nos bairros. O consumidor que mora e faz compras nos bairros merece que a gente esteja de forma esporádica no próprio local de consumo”, conclui o diretor.