Procon reduz expediente para implantação de sistema digital em Marília
O consumidor que recorre ao Procon Marília para intermediação em reclamações contra empresas e prestadores de serviço ainda precisa se deslocar até o Ganha Tempo, na avenida das Indústrias, 294, no centro.
Nos últimos dias, o expediente diminuiu das 8h às 17h para 9h às 16h. A redução do tempo de atendimento, no entanto, visa facilitar com que o consumidor possa abrir futuras demandas no órgão sem precisar sair de casa.
Desde a semana passada, o Procon Marília está em fase de implantação do Procon SP Digital. Lançada em 2021 pelo estado, a plataforma possibilita o registro e acompanhamento de reclamações e até audiência de conciliação online.
“A expectativa é que o prazo de 28 dias de respostas ao consumidor seja reduzido a dez”, afirmou ao Marília Noticia a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi. O Procon Marília está vinculado a sua pasta.
ONLINE E PRESENCIAL
Segundo comunicado publicado pela secretaria no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), o processo de transição ao novo modelo afetará o tempo de atendimento em novembro e dezembro.
“A implantação não vai impactar em quem queira ir pessoalmente ou não tenha inclusão digital. O atendimento presencial continuará normalmente”, observou Lombardi. “Pela opção online há mais agilidade e economia de papel”, ponderou.
Ainda não há previsão de início do uso da nova plataforma em Marília. No último balanço anual divulgado pelo Procon, referente a 2022, o órgão registrou 45.205 reclamações presenciais na cidade.