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Marília
ter. 22 ago. 2023
VIAGENS CANCELADAS

Procon de Marília recebe reclamações de prejudicados pela 123milhas

Pelo menos dez marilienses procuraram o Procon de Marília por serem lesados.
por Alcyr Netto
Moradores de Marília registraram queixas contra a empresa (Foto: Arquivo/MN)

Pelo menos dez marilienses procuraram o Procon de Marília na manhã desta segunda-feira (21), após receberem informações sobre o cancelamento de passagens aéreas e pacotes de viagens pela empresa 123milhas. O órgão de defesa do consumidor oferece o respaldo necessário para quem foi prejudicado pela medida unilateral divulgadas nos últimos dias.

De acordo com o coordenador do Procon de Marília, Guilherme Moraes, o órgão municipal foi surpreendido por várias reclamações apresentadas pelos consumidores locais. Cerca de dez marilienses compraram promoções ofertadas pela empresa 123milhas e tiveram suas viagens canceladas.

“O consumidor tem a possibilidade de aceitar a proposta da empresa, para recebimento do voucher, com valor um pouco atualizado e corrigido, mas caso ele queira, tem também a possibilidade de solicitar o cancelamento e devolução do valor. Não há de se falar em retenção ou desconto, pois o contrato está sendo cancelado pela própria empresa”, diz Moraes.

O coordenador do Procon destacou que existe ainda uma possível cobrança de multa para a 123milhas, já que ela foi a responsável pelo cancelamento dos acordos firmados.

“Pode-se verificar o cabimento e aplicação da cláusula penal em cobrança de multa pelo consumidor. Dessa forma, os marilienses podem procurar pelo Procon. Vamos auxiliar o encaminhamento e formalização dos pedidos. Posteriormente vamos verificar como a empresa se comporta na resposta”, finaliza Guilherme Moraes.

OUTRO LADO

De acordo com a 123milhas, em anúncio feito na última sexta-feira (18), houve a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional para viagens entre setembro e dezembro de 2023, devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à vontade da empresa, provocando a suspensão temporária da linha ‘PROMO’.

A empresa afirmou ainda que não serão emitidas as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023 e que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes. A devolução será feita em “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”.

Segundo a empresa 123milhas, esses vouchers poderão ser usados em produtos da empresa. No comunicado, entretanto, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.

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