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Marília
sex. 18 out. 2024
ÁGUA E ESGOTO

Problemas persistem após concessão dos serviços de água

RIC Ambiental admite dificuldades e afirma que ainda está no período de 60 dias de transição.
por Alcyr Netto
Daem foi concedido para o consórcio RIC Ambiental (Foto: Divulgação)

Após exatos 40 dias de concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) para a RIC Ambiental, o mariliense ainda não conseguiu notar melhora na prestação dos serviços de água e esgoto na cidade. A concessionária, por outro lado, pede paciência e fala em um período de transição, estimado em 60 dias.

O consórcio vencedor da licitação do Daem por 35 anos assumiu a gestão dos serviços em 9 de setembro, mas a população continua enfrentando os mesmos problemas de antes. As reclamações recorrentes incluem vazamentos e falta de água sequencial em diversos bairros, este último reiteradamente assumido pela empresa, além de dificuldades de contato com a gestora do abastecimento.

Os problemas de abastecimento de água e esgoto em Marília são antigos e afetaram muitos moradores ao longo dos anos. A expectativa com a chegada da RIC Ambiental era de melhorias significativas, principalmente no atendimento à população e na eficiência dos reparos e manutenção do sistema. No entanto, os relatos atuais indicam que a transição ainda não trouxe resultados.

A situação é preocupante, sobretudo devido às falhas identificadas no atendimento e na prestação dos serviços essenciais. Um dos principais problemas relatados é a dificuldade em obter retorno da RIC Ambiental pelo WhatsApp, um canal que deveria agilizar a comunicação entre a população e a empresa. Os moradores se queixam da falta de respostas às suas solicitações.

“Ninguém atende os telefones que têm aqui na conta. Muda a firma e não liberam o telefone. Tem água vazando aqui no meu bairro, Nova Marília 3, há cinco dias e não consigo contato com eles”, afirma moradora que precisou se deslocar até a sede da empresa para registrar a reclamação. “Eu vim até aqui e me passaram um número de WhatsApp”, completa.

Outro leitor também destacou a ausência de retorno por parte do robô da empresa. “O atendimento on-line, que prometeram, não está funcionando. Enviei mensagens quatro vezes no WhatsApp, no número indicado, mas o serviço não funciona. Eles me responderam com um ‘oi’ e depois não falaram mais nada. É uma bagunça”, relata.

Outro ponto que tem gerado insatisfação é a falta de atendimento durante os fins de semana e feriados. Antigamente, sob a gestão do Daem, havia uma equipe de plantão para lidar com emergências nestes períodos, como consertos de vazamentos ou interrupções no fornecimento de água. Agora, moradores relatam que, ao tentar contatar a RIC Ambiental em situações de urgência, não obtêm suporte imediato.

A RIC Ambiental informou que seus canais de atendimento ao público estão em fase de transição e que está modernizando o sistema para proporcionar um serviço mais rápido e eficiente. “Em breve, a empresa passará a atender também aos fins de semana e feriados, oferecendo mais flexibilidade para que os consumidores resolvam suas pendências. A expectativa é de que nos próximos dias a população já sinta essa diferença nos tempos de resposta e tenha uma experiência mais fluida de comunicação. Cabe salientar que, durante o período de transição, os canais de comunicação permanecem integrados ao Daem para atender as demandas dos consumidores”, diz em nota.

“Liguei nessa empresa porque esta sem água aqui no Jardim dos Lírios, o atendimento foi péssimo. Falou que era ar. Não sei se agora falta de água é ar”, ironiza um morador em mensagem escrita ao MN. “E onde moro sempre faltando água, me poupe. A gente nem pode tomar um banho quando quer, tem que ver se tem água”, escreveu outra internauta.

A RIC Ambiental também aponta o quadro de colaboradores como um dos atuais desafios. A expectativa inicial da empresa era de que um terço dos servidores do Daem fosse absorvido pela concessionária. No entanto, a maioria dos servidores optou por permanecer na Prefeitura, já que possuem estabilidade garantida pelo ingresso por meio de concurso público, o que acabou, segundo a empresa, dificultando a fase da transição.

Apesar disso, a RIC Ambiental afirmou que o processo de realocação de servidores segue em andamento e os interessados podem se candidatar às vagas oferecidas pela empresa.

“Vale destacar que o decreto municipal n° 14.451 de 09/09/2024, permite o desligamento do serviço ou o afastamento por até dois anos para aqueles que quiserem migrar para o setor privado. A empresa reconhece a importância dos profissionais do Daem e está confiante de que muitos ainda irão se unir à nova gestão para fortalecer a equipe e auxiliar na modernização do sistema”, diz a nota.

A RIC Ambiental afirmou já ter implementado a redução de 3% nas tarifas de água e esgoto, medida que visa aliviar o orçamento das famílias da cidade e contribuir positivamente para a percepção do novo serviço. O desconto só será sentido a partir do próximo pagamento dos moradores da cidade.

“A empresa reforça seu compromisso com Marília e acredita que, apesar dos desafios iniciais, a modernização da infraestrutura de água e esgoto trará benefícios duradouros à população e segue confiante de que, com o tempo e o trabalho conjunto com a comunidade, será possível alcançar a excelência no serviço prestado”, finaliza comunicado.

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