Problemas em série causam falta de água que irrita população
O Departamento de Água e Esgoto de Marília informou ontem (9) que o problema da quebra de bomba, ocorrido na segunda-feira (7), juntamente com problemas elétricos na ETA Peixe na terça-feira (8), causaram o desabastecimento que irritou diversos marilienses em algumas regiões da cidade.
Segundo o Daem, a bomba foi consertada, mas logo em seguida houve a queima de um transformador elétrico na mesma ETA Peixe, que paralisou a produção do tratamento de água. Também houve falta de energia no Reservatório R10 (Nova Marília), que potencializou a falta de água na região Sul.
“Todo o sistema já está operando normalmente, mas devido ao alto consumo pelo calor que faz em Marília, em alguns locais pode haver falta de água ainda hoje [9]. As equipes do Daem trabalham para minimizar o problema com a redistribuição de água de outros sistemas”, diz o comunicado emitido no final da tarde de ontem.
Ontem o Marília Notícia mostrou que a falta d’água tem gerado revolta em moradores de bairros da zona Oeste.
De acordo com pessoas ouvidas pelo site, o problema teria começado bem antes da quebra da bomba anunciada pela Prefeitura de Marília.
Consulta ao nível dos reservatórios da autarquia nesta quinta-feira (10), às 14h, mostrou que o dispositivo de reservação, localizado no bairro Acapulco, zona Oeste, estava completamente vazio.
Já o reservatório do Distrito Industrial estava com 30% da capacidade, o que significa situação de alerta. O do Cascata também está na mesma situação operando com 33% e o São Miguel com 38%.
Outros sete reservatórios monitorados estavam com metade ou mais da capacidade preenchida, sendo que um deles estava com exatamente 55%, outro com 63% e um terceiro com 65%.