Primeiro edifício verde de Marília, Carmelo560 tem unidades à venda
Primeiro edifício de conceito verde em Marília e região, o Carmelo560 se tornou uma referência e orgulho na cidade, ao ser o único projeto publicado em sites internacionais de arquitetura. O edifício, que mistura imóveis residenciais e comerciais, é também um excelente empreendimento para quem pensa em investimento, já que possui grande procura por estudantes de medicina e por pessoas que moram sozinhas e necessitam de um espaço prático, para morar ou trabalhar.
O arquiteto e urbanista André Yoshimoto, sócio do empreendimento, destacou três pilares de sustentabilidade utilizados no conceito do edifício Carmelo560. O primeiro e visível por todos que conhecem o local é o ambiental. Foram utilizados materiais aparentes, com menos reboco e revestimento, que nada mais são do que camadas para a estética.
“Pensamos na racionalidade dos sistemas construtivos. Temos uma arquitetura moderna, que envolve fachadas diferentes. Ele não é um prédio simétrico de propósito. O lado que pega o sol da tarde é diferente do que pega o sol da manhã”, explica o arquiteto.
O edifício está localizado na rua Monte Carmelo, número 560, no bairro Fragata, muito próximo da Famema, Hemocentro, Fórum de Marília e Hospital das Clínicas.
As escadas são “vazadas”, fazendo com que o ar circule mais e as pessoas que a utilizam não se sintam enclausuradas. Há também, obviamente, um elevador no local. Os corredores são largos, permitindo a ventilação de ar, deixando todo o ambiente mais fresco e sem a necessidade de tanta energia para o ar-condicionado.
O reuso da água é feito com o armazenamento da chuva em uma cisterna, mas também com sistema de proteção contra água do sistema hidráulico abaixo do edifício e com todos os drenos de ar-condicionado, totalizando 150 litros de água por hora, reduzindo consideravelmente o valor na conta de água.
“Isso traz uma economia para os moradores. Com um menor uso de ar-condicionado, não é preciso arcar com o alto custo da conta de energia elétrica. O valor do condomínio também é menor que outros prédios, já que fazemos o reuso de água. Isso é resultado dessa boa arquitetura. Temos uma economia e sustentabilidade financeira”, diz Yoshimoto.
A parte social também foi pensada. Em um mundo cada vez mais individualista, com todas as informações na palma da mão, foram criados espaços de convivência em todos os andares. Um café será instalado no térreo, que poderá ser utilizado pelos moradores e pessoas de fora.
“O café vai ser um ponto de encontro. Usamos um misto de escritórios no térreo e apartamentos nos andares de cima. Pessoas saindo para o trabalho, outras chegando para trabalhar. Nos andares existem áreas generosas para sentar, ter contato com quem estiver passando por ali. Os apartamentos foram desenhados para quem mora sozinho ou casais que não querem um local muito grande. Pensando nisso, possibilitamos os encontros no edifício”, conta o arquiteto.
Um dos diferenciais é a localização. Próximo da Famema, Hemocentro e Hospital das Clínicas, o edifício Carmelo é muito procurado por estudantes, que enxergam uma facilidade na distância. Ele também fica a poucas quadras de charmosos cafés, grandes redes de fast food, farmácias, academia, supermercados, shopping e da avenida das Esmeraldas, além do Centro da cidade.
A distância para a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros também é uma vantagem, seja para quem mora em Marília e precisa se deslocar rapidamente para outra região do município, ou ainda para viajantes que precisam de estadia na cidade, em algumas unidades disponibilizadas pelos proprietários para a plataforma Airbnb.
Existem configurações diferentes de apartamentos no edifício Carmelo560. O estúdio é ideal para quem mora sozinho, mas existem alguns apartamentos com suíte, mais amplos, que possibilitam uma divisão ao meio.
O quarto andar tem o teto mais alto. Isso possibilitou um projeto diferente de apartamentos, com um quarto em um segundo nível, acessado por uma escada no interior do apartamento, uma espécie de loft.
“Você compra um apartamento e pode transformá-lo em dois menores. É ideal para investimento, já que você tem duas possibilidades de alugar. Pode alugar um e o outro deixar na Airbnb. Temos o caso de um estudante que mora de um lado e do outro lado mora um inquilino. Como esse tipo de apartamento tem duas portas de entrada, dois banheiros, você amplia as possibilidades de retorno do investimento. Hoje a rentabilidade está bem alta, com 0,9% ao mês, seja para Aibnb ou para alugar diretamente para um morador por um longo período”, revela André Yoshimoto.
O edifício Carmelo560 conta ainda com um estacionamento com grande ventilação de ar e boa iluminação. Quando o local precisa ser lavado, é utilizada a água de reuso. Todos os ambientes do prédio contam ainda com câmeras de monitoramento, garantindo a segurança dos moradores, que podem acessar algumas dessas imagens remotamente.
Os interessados devem entrar em contato com o arquiteto André Yoshimoto, pelo telefone (14) 99800-0530. Também podem conhecer mais detalhes pelo Instagram do edifício Carmelo560.
Confira abaixo outras fotos do empreendimento e como um mesmo espaço pode ser modificado através do projeto funcional.