Primeira paciente atendida no HOU destaca estrutura
Primeira pessoa a ser atendida pelo HOU (Hospital Oncológico Unimar), a advogada Sílvia Regina Pereira Frazão ressalta a estrutura disponível aos pacientes em Marília. Nesta última terça-feira (3), a mulher chegou por volta das 8h e, após fazer os procedimentos burocráticos, foi levada até a sala de quimioterapia.
A paciente faz aplicações uma vez por mês e relatou como foi o início do tratamento. “Após fazer uma cirurgia na Santa Casa de Marília para retirar um nódulo da mama, iniciei os tratamentos no Hospital Beneficente Unimar (HBU), com o doutor Sérgio Afonso. Depois tive que fazer radioterapia, aí fui para o Hospital das Clínicas (HC ) e tive de ir para outras cidades, para fazer exames que não podiam ser feitos aqui em Marília”, conta.
Emocionada, Sílvia destaca que agora os pacientes que precisam de tratamento não terão mais que fazer o percurso que ela fez, e sofrerão menos desgaste para iniciar a recuperação. “O sentimento é de gratidão e de tranquilidade, porque eu posso fazer em um único lugar todo o tratamento. No Hospital Oncológico da Unimar vai ser possível fazer os exames, as cirurgias, os tratamentos e todos os demais procedimentos”, lembra.
A advogada diz que conheceu a estrutura do hospital e achou extraordinário tudo o que foi feito. “Realmente é uma estrutura de ponta, de primeiro mundo, onde os pacientes terão a tranquilidade para realizar radioterapia, quimioterapia, fazer os exames necessários em um único lugar”, pontua.
Sobre a iniciativa da família Serva, Sílvia observa que o reitor Márcio Mesquita Serva é um visionário por sonhar e realizar toda a estrutura de saúde existente hoje. “Ele [Márcio] é um homem de visão, visão de futuro, que transforma a vida das pessoas. Antigamente, quando se falava em câncer era esperar a morte. Tinha câncer, morria. Era sentença de morte. Hoje, com toda essa estrutura, realmente a pessoa tem esperança de cura”, finaliza.