Primeira edição do Professional Insight Day da Unimar supera expectativas
A primeira edição do Professional Insight Day, promovida pelos cursos da área de Humanas da Universidade de Marília (Unimar), foi um grande sucesso. O evento contou com a participação de seis escolas e teve o objetivo de inspirar os alunos do terceiro ano do ensino médio a buscar soluções inovadoras por meio de desafios práticos e tecnológicos.
Ao explorar habilidades como gamificação, pensamento estratégico, comunicação e trabalho em equipe, os estudantes foram incentivados a refletir sobre como podem fazer a diferença no mundo.
A coordenadora do curso de Direito da Unimar, Francis Marília Pádua, destacou que o evento superou todas as expectativas. “Estou extremamente satisfeita, pois alcançamos nosso objetivo de destacar o diferencial dos nossos cursos, nossa infraestrutura e as oportunidades oferecidas na área de Humanas. A grande adesão das escolas foi um indicativo claro de que a proposta foi bem recebida e bem executada. Sinto uma enorme gratidão por todos que contribuíram para o sucesso dessa jornada, desde os coordenadores até os alunos, que aceitaram o desafio e participaram conosco”, destaca.
O Professional Insight Day ofereceu aos alunos uma visão ampla e inovadora sobre as diversas possibilidades de atuação nas áreas de Humanas, destacando o impacto que essas profissões podem ter no futuro do planeta. Dentro desse contexto, os participantes foram incentivados a desenvolver soluções para desafios reais. Ao final, os melhores projetos foram selecionados, com três deles sendo premiados, sendo os alunos da Etec Antonio Devisate os grandes vencedores da primeira edição.
Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Loosli Massarollo Otoboni, o evento foi uma importante oportunidade para os alunos terem contato com o mundo dos negócios. “A sensação é, antes de tudo, de imensa alegria por podermos contribuir em algo que amamos, que é a nossa área de atuação. Conseguimos valorizar os cursos da área de humanas por meio de desafios envolventes. Foi uma tarde imersiva e descontraída, onde todos estavam focados nas questões propostas. E o mais gratificante foi ver, ao final, os alunos felizes e dizendo que a experiência foi excelente. Isso não tem preço. Acredito, de verdade, que o Professional Insight Day veio para ficar”, conta.
Já coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Ana Lúcia Lopes dos Santos, celebrou o sucesso do evento, destacando que ele superou todas as expectativas. “Trabalhamos muito para que tudo desse certo, porque como foi a primeira edição havia um certo receio, no entanto, a adesão foi incrível, muito maior do que esperávamos. Foi unânime, todos os alunos, professores, estagiários e o corpo administrativo se envolveram de forma extraordinária, tornando o evento um verdadeiro sucesso. Trazer os alunos aqui e mostrar o potencial e a qualificação dos nossos cursos foi uma experiência incrível e, sem dúvida, esse foi apenas o começo, já estamos prontos para o segundo”, diz.
O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unimar, Bruno Michel Roman Pais Seles, também destaca a grande satisfação com o evento, reforçando a importância do trabalho em equipe. “Estamos todos muito felizes com o resultado. Foi visível no olhar dos alunos o empenho em cada desafio e a forma como comemoravam cada conquista. Conseguimos mostrar o valor dos cursos de Humanas, posicionando-os dentro do contexto tecnológico e da sustentabilidade. As ideias que surgiram dos alunos foram excelentes e nosso próximo passo será ajudá-los a tirar essas ideias do papel. Foi um evento de parcerias, um esforço conjunto que uniu ainda mais os coordenadores de Humanas e isso nos faz pensar em um propósito ainda maior: levar o nome da Unimar e dos nossos cursos para um público cada vez mais amplo. Somos um time e é isso que nos fortalece”, complementa.
O grupo vencedor, formado por alunos do 1º ano do ensino médio da Etec Antonio Devisate, desenvolveu um projeto voltado para a criação de uma lei que exigiria a inclusão de uma disciplina específica sobre desigualdades sociais em todas as escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.
De acordo com o integrante do grupo, Victor Hugo Fernandes, a proposta foi tratar as desigualdades de uma maneira inovadora, utilizando projetos científicos para fugir do conteúdo repetitivo que os alunos costumam ouvir ano após ano nas escolas. “Vencer foi uma experiência incrível! Estou no primeiro ano e competir com alunos do terceiro ano de escolas particulares, e ainda assim ganhar, foi algo muito especial. Sabemos que, muitas vezes, não temos as mesmas oportunidades, mas mostramos nosso valor, demos o nosso melhor e isso me motivou ainda mais a investir na construção da minha carreira”, relata.
A professora da Etec, Miriam Lucia Ruiz Castilho, acompanhou os alunos e estava muito feliz pela conquista da turma. “Sinto-me extremamente honrada por fazer parte da Etec. Estou lá há muitos anos e essa vitória é todo mérito dos alunos. Eles vêm de escolas públicas, muitos enfrentam desafios enormes, como os que vêm de cidades vizinhas. Mas são incríveis! E, se não chegam prontos, lá na escola eles desenvolvem competências socioemocionais que os diferenciam. Estou muito orgulhosa de tê-los aqui e participar desse evento foi maravilhoso. Para mim, é como voltar para casa, depois de 27 anos. É uma alegria imensa estar de volta e vê-los brilhando. Muito obrigada!”, celebra.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, parabenizou a todos pelo sucesso do evento. “Em primeiro lugar, preciso agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste grandioso evento. Vocês tornaram este dia possível. Quero destacar, especialmente, os coordenadores dos cursos de Humanas da Universidade de Marília e agradecer de coração às professoras Débora, Ana Lúcia, Francis e ao professor Bruno, que foram fundamentais para o sucesso. Eles reuniram o que há de melhor na nossa área de Humanas e engajaram tanto os professores quanto os alunos do ensino médio. Foi realmente um espetáculo”, destaca.
Ainda segundo a pró-reitora, todos são vitoriosos. “Parabéns a todos, muito obrigada aos colégios que acreditaram nesse trabalho e estiveram conosco. O evento não é um dia, são muitos outros preparando, idealizando, projetando e fazendo acontecer. Então parabéns a todo o time Unimar e fica o convite para que outras escolas participem das muitas edições que ainda estão por vir”, finaliza.