Covid-19: Primeira dose já chegou a cerca de 30% dos marilienses
Marília está prestes a alcançar a marca de 30% dos cerca de 240 mil habitantes vacinados com a primeira dose de vacina contra Covid-19.
Ao que tudo indica, seguindo o ritmo atual, ainda nesta semana um a cada três marilienses já terá, ao menos, iniciado o ciclo imunizatório que prevê duas aplicações.
Dados atualizados pelo Estado no começo da manhã desta segunda-feira (31) mostravam que o percentual da população com a primeira dose aplicada era de 29,83%.
Em 20 de maio, há 11 dias, o Marília Notícia mostrou que um a cada quatro marilienses – ou seja, 25% da população local – já havia tomado a primeira dose.
Até o momento, ao todo, foram ministradas 107.507 doses na cidade, sendo 71.769 referentes a primeira e 35.738 a segunda. O percentual de marilienses que já receberam as duas aplicações agora é de 14,85%.
Em todo o Centro-Oeste do Estado a cidade que mais vacinou contra a Covid-19 é Marília, que também aparece em primeiro lugar no ranking dos municípios paulistas entre 100 mil e 400 mil habitantes.
Os números promissores alimentam a esperança de que o pior momento da pandemia continue arrefecendo.
O número semanal de mortes por Covid-19 caiu mais uma vez, mas os leitos por Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continuam lotados. É preciso que todos colaborem.
AÇÕES
A Secretaria da Saúde de Marília tem feito sua parte no quesito imunização. Entre sexta-feira (29) e sábado (30) foram aplicadas 2.922 doses.
A estimativa era de vacinar 2,3 mil pessoas apenas no sábado em ação realizada no ginásio da Universidade de Marília (Unimar), voltada para imunização de pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades.
A reportagem do MN esteve no local e acompanhou passo-a-passo a vacinação do servidor estadual aposentado José Carlos Balaguer Castilho. Ele levou seis minutos cronometrados desde a apresentação dos documentos até receber a agulha no braço.
“Fui muito bem atendido e orientado, tinha lugar para estacionar, não houve fila e foi tudo muito rápido e prático. Já sai com a segunda dose agendada. Só tenho a agradecer o nosso prefeito e a todos os funcionários pelo serviço de excelência”, disse José Carlos.
Logo que eram recebidos na ação de sábado, os membros do público-alvo entregavam os alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome” e apresentavam o agendamento.
A etapa seguinte era de verificação de documentos e checagem dos comprovantes de comorbidades por médicos e enfermeiros. Em seguida, era chegada a hora da vacinação e lançamento dos dados nos sistemas oficiais.
Aqueles que não conseguiram agendar a imunização para a última ação de massa, mas fazem parte do público-alvo, agora já podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua casa para receber a vacina.
BUSCA ATIVA
Em entrevista ao Marília Notícia, o secretário da Saúde do município, Cássio Luiz Pinto Junior, comemorou o avanço da vacinação e antecipou novidades.
“Ainda esta semana nós iremos intensificar a busca ativa pelos faltosos da segunda dose. É um grupo muito reduzido, mas temos que garantir que o ciclo vacinal esteja completo para todos”, disse o chefe da Saúde.