Preso tem corpo incendiado por colega de cela na Penitenciária de Gália
Um homem que cumpre pena na Penitenciária de Gália ficou gravemente ferido após ser atacado por um colega de cela na madrugada deste domingo (11). A vítima teve parte do corpo incendiada enquanto dormia e precisou ser socorrida às pressas ao Hospital das Clínicas (HC) de Marília.
O caso foi registrado no plantão da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e ocorreu em uma cela destinada a presos que necessitam de condições diferenciadas de segurança, geralmente em razão de delitos sexuais ou de questões ligadas à diversidade sexual.
Conforme apurado pelo Marília Notícia, vítima e autor dividiam a mesma cela e pertencem à população LGBTQIA+. Relatos colhidos por testemunhas indicam que um deles dormia quando o agressor teria lançado acetona sobre seu corpo e, em seguida, ateado fogo.
Removedor de esmaltes
O Marília Notícia apurou que os detentos teriam acesso ao líquido inflamável para a remoção de esmaltes, enquanto o uso de fogo seria permitido em razão do consumo de cigarros.
Ainda não foram divulgadas as identidades dos envolvidos. Até a manhã deste domingo, o preso permanecia internado na sala vermelha da emergência, sob cuidados intensivos.
A Polícia Civil informou que o caso será investigado, inicialmente, como tentativa de homicídio. O inquérito policial deve tramitar pela Delegacia de Polícia Civil de Gália. As circunstâncias do ataque e eventuais falhas nos protocolos de segurança da unidade prisional serão apuradas.
Relembre
O episódio ocorre pouco mais de um mês após o incêndio registrado na Penitenciária de Marília, que resultou na morte de oito detentos.
Na ocasião, o fogo atingiu o setor de inclusão e disciplina do complexo prisional após um ato individual de resistência de um preso.