Presidente Lula sanciona lei que coloca Cerejeiras de Garça no calendário turístico do Brasil
Por meio da Lei Federal nº 15.019/2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluiu o Cerejeiras Festival de Garça no calendário turístico oficial do país, devido à importância cultural e econômica do evento. A sanção da lei foi publicada na edição do último dia 12 de novembro do Diário Oficial da União (DOU).
Originada do Projeto de Lei nº 398/2019, de autoria do então deputado federal Herculano Passos (Republicanos), a proposta foi relatada no Senado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), dentro das comissões de Educação e de Desenvolvimento e Turismo. Em seu relatório, o senador destacou que o festival é uma tradição consolidada no município.
Para o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (PSD), a inclusão do Cerejeiras Festival no calendário oficial é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado desde a primeira edição do evento.
“Neste momento creio que todos os esforços são reconhecidos. Durante nossas duas gestões, procuramos organizar o evento com maior estrutura e, principalmente, sem transferência de recursos públicos para sua realização e com prestação de contas”, destaca.
Na edição deste ano, o evento reuniu mais de 150 mil pessoas em quatro dias de programação de shows, gastronomia típica japonesa e exposições. Além de fomentar a economia local, o Cerejeiras atrai turistas de todo o Brasil e, em 2024, movimentou cerca de R$ 5 milhões, conforme levantamento da organização.
A Associação Garcense Pró-Desenvolvimento (Proden) foi responsável por realizar o evento nos anos de 2022, 2023 e 2024, e a instituição Consebs Lago esteve à frente da organização em 2017, 2018 e 2019.
“Entendo que todos os garcenses estão felizes por este reconhecimento ao maior evento da nossa cidade, e um dos maiores da cultura japonesa de todo o Brasil”, observa Fábio Bonassa, secretário de Comunicação e Eventos de Garça.
TRÊS DÉCADAS
Com mais de três décadas de história, o Cerejeiras Festival, que é conhecido popularmente como Festa das Cerejeiras, celebra as tradições japonesas e atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a festa é realizada no fim do mês de junho, época em que acontece a florada do bosque das cerejeiras, que conta com 660 árvores, em sua maioria da espécie Okinawa.
A cerejeira é típica do Japão e o bosque garcense começou a ser cultivado por Nelson Koske Ishizato (in memorian), que é chamado carinhosamente de “Pai das Cerejeiras”.
“O evento oferece uma imersão na cultura nipônica, com apresentações artísticas, culinária típica e contemplação das flores das cerejeiras, símbolo de beleza e renovação”, divulga a pasta do Turismo.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!