Prefeitura zera lista de alunos na Central de Vagas
Mesmo diante da pandemia e com as aulas remotas, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) comemora um feito inédito: a lista da Central de Vagas para os alunos de zero a três anos está zerada.
A relação de crianças que esperavam por vaga nas creches já chegou a passar os mil alunos, mas hoje todos os que realizaram o cadastro tiveram vagas oferecidas.
“Temos em nosso cadastro atualmente 33 alunos que ainda não estão matriculados, mas não por falta de vaga. Foi oferecida a escola, porém a família optou por aguardar abrir espaço em uma unidade específica. Como exemplo: temos cinco famílias que solicitaram vaga no nível 1 da Emei Sementinha. Oferecemos na Emei Balão Mágico, mas os pais optaram por aguardar mais um pouco”, explica o secretário da Educação, Helter Bochi.
Segundo o gestor da pasta, essa ampliação do número de vagas foi possível graças à inauguração de mais unidades de educação infantil e também ao trabalho de revitalização dos espaços de atendimento já existentes.
“Quero deixar registrada minha gratidão a toda equipe técnica da secretaria e aos diretores das escolas, que constantemente buscam soluções para adequar os espaços e atender nossas crianças. Não poderia deixar de citar nossos grandes parceiros que são o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude, que acompanharam de perto todo esse processo de universalização do ensino de zero a três anos. Zerar a central foi uma meta estabelecida pelo prefeito Daniel Alonso e, nos 100 primeiros dias, alcançamos o objetivo”, destaca Bochi.
“Quando iniciamos nosso primeiro mandato, a zona Norte de Marília estava desamparada na área de educação, especificamente nos bairros Montana e Maracá. Entregaram as casas, mas não pensaram em nossas crianças. Em 2020, inauguramos a Emei Aquarela e Emei Clara Luz, com estruturas adequadas e equipamentos que não deixam nada a desejar para a rede privada. Está em fase final o prédio da Emef Professora Sofia Teixeira que, além de homenagear uma saudosa e querida diretora da rede municipal, irá atender os alunos quando terminarem seu ciclo na educação infantil. Registro aqui meus parabéns para o secretário Helter, à equipe da Secretaria da Educação e aos profissionais das escolas municipais”, homenageia o prefeito Daniel Alonso.
Vale destacar que a ampliação das vagas não foi resultado da suspensão das aulas presenciais. Elas somente são concedidas considerando os espaços físicos, professor, merenda e material didático. Todas as famílias são atendidas na plataforma e, automaticamente no retorno presencial, todos terão seu espaço de atendimento garantido.