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Marília
ter. 04 ago. 2020

Prefeitura tenta convencer moradores de rua a procurar serviços públicos

por Amanda Brandão

O objetivo é conscientizar para que moradores de rua busquem serviços da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Em virtude das temperaturas baixas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está desenvolvendo um trabalho de busca e orientação de moradores em situação de rua que, ainda não foram para os abrigos oferecidos pelo poder público municipal, para que aceitem a ajuda para se protegerem do frio, principalmente nas madrugadas.

A secretaria mantém quatro equipes trabalhando sete dias por semana, das 8h às 20h, monitorando, cadastrando e encaminhando essas pessoas para unidades de atendimento desta população.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, todas as pessoas em situação de rua são abordadas diariamente pelas equipes capacitadas para fazer este tipo de atendimento.

“Além de atendermos à demanda de pessoas em situação de rua, que aumentou muito por conta da pandemia, nossa preocupação também é com essa população neste período de temperaturas baixas. Por isso reforçamos a orientação para que aceitem ir para os abrigos”, disse a secretária.

Para atender estas pessoas que vivem em situação de rua, Marília tem o Centro Pop, ficando aberto das 7h às 14h, com triagem, banho e vale almoço; a Casa Cidadã funciona 24 horas, estando aberta para o público das 17h às 7h da manhã, com banho, jantar e pouso, onde deverão ir irem para se proteger do frio.

Neste período de pandemia, o restaurante Bom Prato também está aberto e até este domingo, dia 2 de agosto, funcionando de segunda a domingo. A partir da semana que vem voltará a atender de segunda a sábado, servindo café da manhã, almoço e jantar.

Para evitar aglomeração de pessoas tanto o café da manhã como o almoço e o jantar são fornecidos em embalagens para que as pessoas possam pegar e comer em outro lugar.

“Nós orientamos aqueles que estão na fila a manterem a distância mínima para sua segurança contra o coronavírus. Por dia são distribuídos 100 cafés da manhã e 1.500 marmitex”, afirmou Wania Lombardi.

A secretária lembrou ainda que, todas as pessoas que passam pelos centros de atendimentos, recebem um vale para poderem tomar café da manhã, almoçar e jantar gratuitamente, e que as outras pessoas continuam sendo atendidas também no Bom Prato, cujo valor das refeições é R$ 1,00 (um real) e do café da manhã é R$ 0,50 (50 centavos).

Os horários e quantidade em que são servidos o café da manhã, almoço e jantar são: das 6h30h às 8h30h (100 cafés da manhã); das 10h30 às 15h (1.200 almoços); e das 17h30 às 19h30 (300 jantares).

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