MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 28 dez. 2019

Prefeitura tem baixo acompanhamento de saúde no Bolsa Família

por Leonardo Moreno

A Prefeitura de Marília acompanha apenas 59,8% das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Bolsa Família na cidade. É um percentual que pode ser comparado baixo, principalmente se comparado com o acompanhamento na área da educação.

Os dados mais recentes disponibilizados pelo Governo Federal  sobre acompanhamento são de junho deste ano, mas o problema não só de agora.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único.

Em outubro foram beneficiadas 5.521 famílias marilienses, representando uma cobertura de 79,8 % da estimativa de famílias pobres no município.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa são historicamente baixas na cidade.

Houve inclusive aumento quanto se considera os dados mais atuais em comparação com os últimos anos. Em junho de 2018, por exemplo, apenas 45,7% receberam acompanhamento sobre as questões de saúde.

Desde 2005, o ano que teve um melhor acompanhamento municipal na área foi 2012, com 77,89% dos beneficiários do Bolsa Família verificados.

O acompanhamento de saúde é exigido a respeito das crianças até 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos, que somam 10,3 mil marilienses do programa. No entanto, somente 6,1 mil são acompanhadas, segundo os dados mais recentes.

As condicionalidades de saúde do programa envolvem a realização do pré-natal pelas gestantes e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização das crianças.

Assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com o perfil indicado deverão ser assistidas por uma equipe de Saúde da Família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias

Educação

Em relação às condicionalidades de educação, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de julho de 2019, atingiu o percentual de 99,1%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos em Marília. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 91,4%.

As famílias que não cumprem as condicionalidades podem perder o benefício ou sofrer outros tipos de sanções.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 3
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 4
    Mecânico é investigado por matar a própria cachorra após briga entre animais

Escolhas do editor

FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
RAIO-X
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigorComarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do anoCâmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa
‘Esse ano a gente não vai deixar escapar’, diz técnico Ricardo Costa

Últimas notícias

Marília lança Calculadora Ecológica para medir e compensar emissões de CO₂
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Futsal feminino de Marília conquista Copa Paulista do Interior 2025
Defesa Civil monitora chuvas e orienta população em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie