Prefeitura solicita R$ 17,5 milhões para parques e praças sustentáveis

A Prefeitura de Marília solicitou ao Governo de São Paulo a liberação de R$ 17,5 milhões para investimentos em parques e praças voltados ao lazer, esportes e sustentabilidade. O pedido foi apresentado nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), em reunião com dirigentes da Agência de Fomento Desenvolve SP.
Segundo o prefeito, a proposta prevê recursos para três projetos: a criação do Parque Cascata, a revitalização do Parque do Povo e a implantação do Parque Linear. “Com as demandas principais de saúde e educação encaminhadas, podemos agora nos dedicar a outros projetos para o bem-estar da população, como os parques e praças, locais fundamentais para lazer, passeio familiar e prática de esportes”, afirmou Camarinha.
O Parque Cascata será construído em área estratégica próxima a uma nascente e represa, com ciclovia, áreas de convivência e práticas de preservação ambiental. O Parque do Povo deve passar por obras de revitalização para retomar sua função como espaço cultural e de lazer, incluindo a tradicional Encenação da Paixão de Cristo. Já o Parque Linear será implantado ao longo da ferrovia, com pista de caminhada, ciclovia, playgrounds e áreas de convivência.

De acordo com a administração municipal, a retomada da credibilidade política de Marília tem permitido a conquista de novos investimentos estaduais em 2025, como a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a regularização fundiária em Avencas e obras de combate à erosão urbana.
Camarinha destacou a importância da parceria com o Estado. “Voltamos com tudo. Tivemos visitas de secretários estaduais e do governador Tarcísio de Freitas, além de reuniões em São Paulo e Brasília que já resultaram em recursos e projetos para a cidade”, disse.