Prefeitura segue com ações de educação ambiental
Em fase final de construção, os Ecopontos servirão como locais para entregas voluntárias de materiais recicláveis ou reutilizáveis, a serem gerenciados em parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas.
Os dispositivos estão previstos para funcionarem ainda em 2020. O Marília Notícia denunciou em diversas ocasiões os problemas decorrentes da falta de Ecopontos nos últimos anos.
Hoje Marília já possui diversos pontos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento, visando cuidados ambientais em promoção à sustentabilidade e inclusão social no município.
O objetivo da reciclagem ou reutilização é reduzir a extração de matéria prima diretamente do meio ambiente, evitando danos às áreas suscetíveis de exploração comercial.
Assim, busca-se reaproveitar o material já existente, reutilizando os insumos para a produção de novos produtos que necessitam da mesma matéria prima para sua fabricação.
Diversas empresas e instituições já realizam a coleta de materiais recicláveis ou reutilizáveis na cidade, colaborando com a captação destes itens nocivos ao meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, reaproveitando materiais na produção de novos insumos a serem reutilizados no setor industrial.
Periodicamente a prefeitura está publicando exemplos de materiais que podem ser encaminhados para reciclagem ou reuso, e os pontos de coleta existentes.
Pilhas, Lâmpadas e Baterias
Esses materiais são altamente nocivos ao meio ambiente, contendo cádmio, chumbo e mercúrio, por exemplo, e contaminam o solo e o lençol freático.
São resíduos que necessitam de tratamento especial após seu esgotamento, e devem ser retornados aos fabricantes.
Conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob Lei 12.305/10, a responsabilidade da realização da Logística Reversa cabe aos geradores, tendo a empresa que comercializa estes itens participação direta nestes trabalhos, recebendo os produtos entregues pelos consumidores, mantendo o armazenamento de forma adequada, até seu envio para destinação final às fábricas e fornecedores.
Em Marília, a Logística Reversa é regulamentada através da Lei 7074, de 16 de março de 2010, e seu descumprimento acarreta em multas e demais penalidades previstas.
Informações sobre a Logística Reversa de pilhas, lâmpadas e baterias, bem como orientações sobre a citada Lei, poderão ser obtidas através do telefone (14) 3402-6000 – Fiscalização de Posturas.