Prefeitura retira 100 kg de lixo de praça pública em um único dia
A Prefeitura de Marília retirou mais de 100 quilos de lixo de uma praça pública na zona Oeste de Marília nesta quarta-feira (26). O espaço público fica na avenida Maria Fernandes Cavalari, próximo da escola municipal Chico Xavier.
A praça é utilizada pelos moradores da região, que compreende o Jardim Cavalari, Vereador Eduardo Andrade Reis, Jardim Universitário, Parque das Vivendas, Jardim Morumbi, entre outros.
O local permite o bom convívio social com distanciamento adequado, além de práticas esportivas e passeios familiares.
“Infelizmente, algumas pessoas usufruem o espaço, mas não se importam com os demais cidadãos que frequentam o local, descartando pela praça muitos papéis e plásticos que, além de sujar o espaço, atraem animais nocivos e peçonhentos”, diz nota da Prefeitura.
Wilson Hakamada, responsável pela educação ambiental em Marília e coordenador da ação, orienta a população sobre a necessidade em preservar este e os demais espaços públicos.
“Nesta quarta-feira (26) retiramos dessa praça 100 quilos de lixo. Tivemos o amplo apoio dos servidores da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, que desenvolveu a ação, e da Polícia Militar Ambiental, que nos apoiou orientando alguns moradores sobre a importância em proceder o descarte correto, evitando danos ao meio ambiente. Dias atrás, inauguramos um ecoponto para coleta seletiva neste local e muitos moradores estão aderindo ao programa, porém alguns, além de não colaborar, ainda prejudicam e comprometem todo trabalho que estamos fazendo”, disse Hakamada.
Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente, informa quanto aos procedimentos a serem tomados.
“Sabemos que à noite este espaço recebe muitos visitantes e ficamos felizes com isso. Com os devidos cuidados, as pessoas utilizam este local para realização de práticas esportivas e opção de lazer, tão escassa nestes dias de pandemia. Fomos informados que neste período temos o funcionamento de trailer de lanches e salgados aqui e iremos fazer a diligência para averiguar isso. Com o devido alvará de funcionamento, o cidadão tem o direito de buscar seu sustento, porém estamos percebendo que este não está se responsabilizando pela sujeira deixada no local, que é gerada através da venda de seus produtos. Portanto, sua responsabilidade. Iremos orientá-lo sobre os procedimentos corretos para limpeza da área. Não havendo os ajustes necessários, este será notificado e autuado. Se for o caso, podendo chegar ao extremo de cassação do alvará. Obviamente queremos apenas os ajustes necessários, mas a população precisa entender que este é um espaço público e deve ser preservado para que todos possam usufruir, conforme desejarem. Não é justo um pai de família, após um dia de trabalho, vir até a praça com seu filho e conviver em meio a 100 quilos de lixo! Todos precisam entender que viver em sociedade é respeitar os limites que possam atingir os demais cidadãos”.
Informações sobre limpeza pública e ecopontos poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700.