Prefeitura recolhe 360 ton, mas APP volta a ser poluída
Recentemente, a Prefeitura de Marília recolheu mais de 360 toneladas de lixo, entulho e outros materiais descartados irregularmente das proximidades do Residencial São Bento, na zona Sul de Marília, mas o local já voltou a contar com o mesmo problema.
Para complicar ainda mais a situação, o espaço seria uma Área de Preservação Permanente (APP) – o que torna a irregularidade ainda mais grave.
A enorme quantidade de resíduos, que fez o local se assemelhar a um verdadeiro lixão a céu aberto, exigiu até mesmo o uso de retroescavadeira para ser recolhida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública.
As 360 toneladas foram retiradas no dia 5 de dezembro, há 20 dias. Contudo, nesta quinta-feira (23), equipes do Poder Público municipal estiveram no local e constataram novamente o descarte irregular de inservíveis.
Desta vez, no terreno, foram encontrados restos de móveis velhos e muitas peças de roupas, que poderiam ser doadas para famílias necessitadas, além de entulhos da construção civil.
“Aparentemente, 90% do descarte é realizado com caminhões”, afirma uma fonte ouvida pela reportagem do Marília Notícia.
De acordo com a lei, a multa para quem joga lixo e entulhos em terrenos baldios é de R$ 561,33 – a mesma é garantida através da Lei Complementar 13/92 de 13 de janeiro de 1992.
Qualquer denúncia pode ser feita através do telefone da Polícia Militar 190 ou na Prefeitura de Marília pelo (14) 3402-6000, no setor de Fiscalização de Posturas.
ONDE DESCARTAR
Um dos locais que recebe o descarte de inservíveis e qualquer tipo de material – que não serve mais para o morador – é o Ecoponto Nova Marília, que está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito), na zona Sul, e fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h.