Prefeitura realiza nesta quarta-feira o lançamento da campanha Maio Laranja
As secretarias municipais da Educação, Saúde, Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social realizam nesta quarta-feira (17) o lançamento oficial da Campanha Maio Laranja, com o objetivo de combater à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A solenidade do lançamento acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Nicácia Garcia Gil, que fica na rua José Clemente Ribeiro, 280, no bairro Jardim Marajó, zona sul da cidade.
Durante o mês de maio, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que conta com representantes dessas secretarias municipais e também de outros órgãos, realizará diversas ações com o intuito também de incentivar a população a fazer as denúncias com relação a esse crime.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, diz que “os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil infelizmente são assustadores no Brasil. Em todo momento a mídia relata escândalos de abuso sexual infantil, mostrando-nos o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção. Portanto a luta deve continuar e mobilizar a sociedade é uma estratégia interessante, pois é na sociedade que encontramos, de certa forma os perpetradores da violência. Incentivar a denúncia é o nosso principal objetivo. Quando você finge que não vê, você é cúmplice, se você testemunhar uma situação de violência sexual contra uma criança ou adolescente, não se cale. Disque 100, ou, denuncie direto ao Conselho Tutelar, por meio dos telefones (14) 3453-2653 ou (14) 9 9893-1554.”
Já o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, afirmou que a rede municipal de ensino trabalha rotineiramente com o tema nas escolas. “Trata-se de um crime e que precisa ser combatido de todas as formas. Nas nossas escolas há também essa preocupação com as crianças, que são orientadas sobre os cuidados que precisam ter e como agir nessa situação. Parabenizo a todos os envolvidos nessa campanha e que quem souber de qualquer violência nesse sentido possa fazer a denúncia no Disque 100 ou no Conselho Tutelar.”
DIA NACIONAL
O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo que a data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o caso Araceli.
Em Marília, as ações tiveram início na manhã de segunda-feira (15) com apresentação na Unidade Saúde da Família (USF) Parque das Nações, zona norte da cidade, com o tema Violência Sexual Infantil.
O evento teve parceria com a Emef Professor Isaltino de Campos e o público-alvo foi o grupo de artesanato desenvolvido pela USF Parque das Nações.