Prefeitura realiza formatura do curso de Libras para servidores
A Prefeitura de Marília realizou no dia 11 a formatura do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que reuniu 60 servidores de diversas secretarias, para entrega do certificado de conclusão.
O evento ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença do presidente da Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos (AADEF), Ângelo Roberto Zanotto; da coordenadora da Pastoral do Surdo, Ione de Fátima Francisco; além de autoridades, deficientes auditivos, familiares e amigos dos servidores formandos.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL), representando o prefeito Daniel Alonso (PL; o vereador Élio Ajeka (PP); e Nathália Italiani, assessora de gabinete da vereadora Professora Daniela (PL), que foi a responsável pelo requerimento referente ao curso de Libras para servidores municipais.
Os formandos fizeram apresentações emocionantes com interpretação em Libras das músicas Trem Bala de Ana Vilela; Maior – Dani Black e Milton Nascimento; Girassol – Priscilla Alcantara; Um Mundo Bem Melhor – Do Projeto Um Mundo Bem Melhor de Brasília.
As professoras Inis Prado, Jessica Corrêa e seus alunos escolheram como paraninfos o chefe de gabinete Levi Gomes e o secretário da Saúde, Sérgio Nechar, homenageados com uma placa de prata, contendo a frase “Quem se dedica a criar mundo mais incluso, sabe da sua importância, do tamanho da sua humanidade e da sua missão, portanto, é nosso paraninfo com gratidão.”
“Me sinto feliz e satisfeito na data de hoje por estar presente neste evento, que é tão importante e que marcará uma nova geração de servidores, devidamente preparados para atender de forma excepcional não só as pessoas ouvintes, mas também as pessoas surdas. É fundamental que possamos prestar nossos serviços municipais a contento de toda população, sem distinção”, disse o vice-prefeito Cícero do Ceasa.
O chefe de gabinete Levi Gomes agradeceu sua escolha como Paraninfo e ressaltou que haverá continuidade do curso com incentivo aos demais servidores. “A dedicação de vocês não é somente uma questão de inclusão, mas também de amor ao próximo”, afirmou Levi Gomes.
“Gostaria de parabenizar os formandos, a Prefeitura de Marília, a Secretaria de Direitos Humanos e especialmente as professoras Inis e Jéssica, que de forma vocacionada deixaram seu legado, ensinando servidores voluntários que se disponibilizaram em aprender a Língua Brasileira de Sinais, para que as pessoas surdas tenham o atendimento que merecem dentro dos serviços municipais”, pontuou o secretário Nechar.
O secretário de Direitos Humanos, delegado Wilson Damasceno, parabenizou e agradeceu aos formandos pela adesão ao curso, e cumprimentou as professoras Inis e Jéssica pelos conhecimentos transmitidos aos servidores municipais, ressaltando a sensibilidade do prefeito Daniel Alonso, pelo “sim” que possibilitou o investimento de recursos humanos, financeiros e espaço público para concretizar a realização deste curso de Libras aos servidores municipais, tal qual já realizado pela secretária Wania Lombardi aos funcionários da Assistência Social, seguindo a proposta apresentada na Câmara pela vereadora Daniela. “É de grande importância este atendimento mais humanizado e inclusivo, ou seja, a todos os munícipes que precisam do serviço púbico”, finalizou o secretário.
As professoras Inis Prado e Jéssica Corrêa agradeceram o empenho e a disponibilidade dos alunos em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais, bem como a Prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos pela oportunidade em poder transmitir seu conhecimento, contribuindo com uma cidade mais inclusiva.